feito em casa

texto
maria silvia ferraz
fotos
divulgação

 

forno à lenha e acessórios para a produção de pão caseiro resgatam a tradição do hábito de cozinhar os alimentos em todas as suas etapas

o forno do bread from scratch

o forno do bread from scratch

Quando foi a última vez que você entrou na cozinha? Ou, melhor, quando foi a última vez que ensinou uma criança a cozinhar? “‘Bread from Scratch’ é uma reação ao fato de que muitas pessoas não sabem mais preparar a própria comida”, diz o designer alemão Mirko Ihrig. Ele criou seis objetos simbólicos, mas também funcionais para a produção de pão caseiro, com o objetivo de incentivar a culinária artesanal e familiar, para que a tradição seja passada de geração em geração.

o forno do bread from scratch

Fast-foods e outros tipos de comidas industrializadas se tornaram a principal fonte de alimento em muitos países. Este hábito faz com que conhecimentos ancestrais sobre a preparação de comidas básicas lentamente comecem a desaparecer. O pão entra nesta lista. Mesmo as padarias recorrem muitas vezes a fermentos industriais e fazer pão caseiro normalmente está associado à uma máquina que mistura e assa a massa. O Bread from Scratch sugere uma produção bem mais artesanal, ou, ‘do princípio’ como o nome diz, englobando todos os estágios.

utensílios do bread from scratch

moinho

moinho

tábua

utensílios do bread from scratch

Há moinho para transformar grãos em farinha, um pote para cultivar o fermento, outro para misturar os ingredientes, uma tábua para abrir a massa, uma pá para retirar os pães do forno e o próprio forno. Trata-se de um pequeno forno à lenha portátil, com compartimento para guardar a madeira, capaz de assar pequenas quantidades de pão - o suficiente para o consumo de uma família. Como a ideia é utilizar fermentação natural e, literalmente, colocar a mão na massa, o resultado é um pão totalmente caseiro, livre de processos industriais e com muito potencial de sabor.

pote para cultivar fermento

pote para cultivar fermento

pote para misturar a massa

pote para misturar a massa

pote para misturar a massa

Mas mais do que produzir algo delicioso, Ihrig está preocupado com o desligamento emocional e físico da população mundial com a própria comida. “Ao desenhar os objetos e visualizar o processo de produção, quis que as pessoas repensassem o que estão comendo, encorajá-las a cozinhar e provocar discussões sobre a indústria de alimentos e hábitos alimentares”, explica Ihrig.

a ideia é incentivar a produção caseira de pão

a ideia é incentivar a produção caseira de pão

os pães antes de ir para o forno

os pães antes de ir para o forno

o pão feito com o bread from scratch

o pão feito com o bread from scratch

O pão é um dos alimentos mais antigos produzidos pela humanidade e até hoje é um dos mais essenciais e comuns no mundo. Faz parte da dieta tanto dos ricos quanto dos mais pobres na maioria das sociedades. Se tornou o símbolo mais óbvio de comida. Por isso foi escolhido por Ihrig; como uma metáfora à culinária em geral. Ao resgatar como o mais básico dos alimentos é preparado, ‘Bread from Scratch’ faz parte da tendência da volta do fazer artesanal. Algo que vem ganhando força não apenas no design, mas também na gastronomia.

mirkoihrig.com/

Fonte:

http://www.bamboonet.com.br/posts/forno-a-lenha-e-acessorios-para-a-producao-de-pao-caseiro-resgatam-a-tradicao-do-habito-de-cozinhar-os-alimentos-em-todas-as-suas-etapas-1

1 comentários:

Vera Schumann on 24 de novembro de 2017 às 12:53 disse...

Sensacional, especialmente para quem tem pouco espaço!! Idéia simples e genial!!

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan