
O grupo é composto por pessoas ligadas à permacultura e desde agosto de 2014 busca soluções para essa questão. De acordo com Claudia Visoni, uma das criadoras da iniciativa, as cisternas foram identificadas como a ação mais simples e imediata, pois qualquer pessoa pode construí-las. “Afinal, se os reservatórios não dão conta do abastecimento, segurar a água que cai do céu é uma solução”, conta.
Mas, como nas grandes cidades a água da chuva é escoada rapidamente e, em contato com o chão ou esgoto, todo esse potencial é perdido, o movimento tomou partido da situação, não para fazer cisternas para todo mundo, mas para ao menos ajudar a população com uma solução nessa crise.
O vídeo abaixo mostra como é simples e barato construir a própria cisterna. Quem fala é Edison Urbano, criador do site Sempre Sustentável. Preocupado com o meio ambiente, ele teve a iniciativa de criar e disseminar o projeto experimental de aproveitamento da água de chuva com a tecnologia da Minicisterna para Residência Urbana.
Veja o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=jFMr8IAuMoI
E você também pode acessar o site do Movimento Cisternas Já, e até mesmo o do Sempre Sustentável, para ver os manuais e locais indicados para comprar os materiais.
Lembrando que a água coletada pela cisterna deve se destinar apenas ao uso não potável, como descarga sanitária, faxina e regar plantas, por exemplo, e pode suprir até 50% do consumo de uma residência.


E então, achou simples? A iniciativa das cisternas pode ajudar na economia de água e grande parte da população.
Crédito/fonte da foto: Catraca Livre e Sempre Sustentável
Via : Catraca Livre, Wikiversity e Sempre Sustentável
Fonte: http://blogaecweb.com.br/blog/cisternas-aprenda-a-aproveitar-a-agua-da-chuva/
0 comentários:
Postar um comentário