Juan Sebastián Bustamante Fernández: Re habitar la montaña

Convidado pelo curso de pós-graduação em Habitação e Cidade, o arquiteto colombiano Juan Sebastián Bustamente Fernández apresentou os resultados de seus trabalhos junto à equipe do Urbam, uma equipe multidisciplinar de ação e reflexão sobre as condições urbanas de cidades da América Latina.

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vPDkkcf0hrs

O foco da aula foi o programa “re habitar la montaña”, que propôs problematizar a questão da habitação em Medellín, e ao mesmo tempo propor estratégias e processos para uma ocupação segura e sustentável nas encostas. Assim como ocorre em diversas cidades do Brasil, a expansão populacional de Medellín intensificou a ocupação informal de áreas de risco, e é necessário pensar em estratégias específicas para lidar com esses assentamentos- tanto do ponto de vista técnico como do social.

Para Fernández,  “parece que o urbanismo se esqueceu de ser social, e essa é uma de suas bases”. Todas as estratégias e soluções apresentadas partem de uma lógica “top down”, com envolvimento da população, gestão comunitária e processos de co-criação.

Acontece que é necessário saber como trabalhar com as comunidades. Por isso é tão importante entender esses processos de construção deles e deixar de pensar que a solução somente vai estar na genialidade dos arquitetos, dos advogados, dos urbanistas. Grande parte da solução está aí mesmo, nesses bairros. Está nessas inteligências coletivas que construíram ao largo de 40, 50, 60, 70 anos bairros que são, inclusive, muito melhores, em alguns casos, que os feitos pelos técnicos e pelos experts.

Juan Sebastián Bustamante Fernández  é formado em Arquitetura na Universidad Pontificia Bolivariana (UPB) de Medellín. Fez parte do grupo de investigação “Grupo de Estudios Teóricos”. 2001 – 2006 na UPB em Medellín, onde  encabeçou a investigação “Posibilidades del Paisaje Latinoamericano,” que foi apresentada no seminário-workshop em Córdoba, Argentina, e várias universidades de Medellín. Professor na UPB de Medellín de 2002 a 2006 e na Universidad Santo Tomas (UST) de Medellín em 2007.

Captação de vídeo e fotografia
Karina Gabriel e Victor Minghini

Edição e texto
Stella Bloise

Fonte: http://escoladacidade.org/bau/juan-sebastian-bustamante-fernandez-re-habitar-la-montana/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan