Concurso Sede do Campo Olímpico de Golfe

Concurso nacional de projetos de arquitetura para as áreas social e de apoio do Campo Olímpico de Golfe do Rio de Janeiro

concurso_golfe_416

Depois de participar dos Jogos Olímpicos de 1900 e 1904, o golfe esteve ausente do evento máximo dos esportes por mais de um século. No período, a prática deixou de ser privilégio de poucos países e ganhou o mundo, recriando sua paisagem aprazível em vários continentes, climas e culturas.

E o golfe retornará a ser modalidade olímpica exatamente no Rio de Janeiro, em 2016, com a Barra da Tijuca por cenário desse momento histórico do esporte. A área do campo olímpico de golfe está localizada à beira da Lagoa de Marapendi e muito próximo do Parque Olímpico.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Rio 2016) responsabilizou-se pela contratação do plano geral do campo de golfe, entregue a especialistas, que inclui um percurso em padrão de competições oficiais de alto nível, um percurso menor voltado para a formação de novos jogadores e uma Academia de Golfe para a prática do esporte e aprendizado.

Para a definição da Área Social e do Núcleo de Serviço, suas edificações e áreas externas, o Rio 2016 propôs este Concurso Nacional de Projeto e, visando estimular os profissionais jovens, definiu que a participação de equipes de projeto no concurso devesse ser sempre assumida por arquitetas e arquitetos com até 15 anos de formados.

Ao IAB-RJ foi entregue sua organização e condução, tarefa que muito honra a uma entidade que reúne profissionais sempre sensíveis aos projetos de importância para o Rio de Janeiro e os cariocas.

O Campo de Golfe Olímpico será implementado em um trecho da margem norte da Área de Proteção Ambiental/ APA do Parque Municipal Ecológico de Marapendi, restaurando em uma área hoje degradada a vegetação característica da região e garantindo-lhe doravante a proteção necessária.

Viverá dias de glória em 2016, quando seu percurso principal e sua paisagem serão vistos em todo o mundo, promovendo a imagem do Rio de Janeiro e do Brasil para, logo após, como importante legado para a cidade e para o esporte brasileiro, assumir a missão de difundir esse esporte em nosso país.

Fonte e maiores informações: http://concursosedecampoolimpicogolfe.iabrj.org.br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan