Painel expositivo | Vilanova Artigas - A mão livre do vovô

18.07.2015 - 29.10.2015

                                                                                                                                                      A parceria realizada entre o Museu da Casa Brasileira e a Biblioteca Parque Villa-Lobos, por ocasião da celebração do centenário de nascimento do arquiteto João Batista Vilanova Artigas, apresenta duas mostras: um painel expositivo no MCB com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel que o arquiteto fazia como diversão junto com os netos e uma mostra na  Biblioteca com ampliações e desenhos originais da mesma série. Ambas as apresentações foram selecionadas a partir da pesquisa feita por Michel Gorski e Sílvia Zatz para a publicação A mão livre do Vovô, obra destinada a pequenos leitores produzida pela Editora Terceiro Nome.

Com este resgate dos desenhos de Vilanova Artigas, vemos o arquiteto fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e figura central para o estabelecimento da prática profissional moderna surgir por um viés descontraído. Aqui, o avô com talento e domínio prático e expressivo do desenho, distraía seus netos. Brincavam juntos construindo máquinas, bichos, desenhando instrumentos musicais, recriando universos com o desenho livre; o mesmo meio que viabilizava tecnicamente suas obras e servia como reflexão profunda como desejo de criar um mundo melhor, fica aqui como memória, ao visitante, de seu mundo criado para divertir.

Atendendo aos pedidos dos netos, o arquiteto João Batista Vilanova Artigas criava um mundo de imagens. Passando por máquinas, objetos e animais, ele enfrentava a folha em branco, como sempre fez na vida, criando um universo que associa tecnologia, anatomia e invenção.  As imagens representam uma pequena porcentagem de um material riquíssimo, selecionado por Michel Gorski e Sílvia Zatz e organizado em forma de narrativa. Os desenhos, feitos em papéis simples ou de rascunho, com lápis de cor, canetas hidrográficas e esferográficas, muitos deles inclusive com intervenções dos netos, revelam traços decididos dos quais transbordam histórias.

Carregado de poesia e sensibilidade, a publicação “A mão livre do Vovô”, que inspirou as exposições no MCB e na Biblioteca, conduz o leitor a uma viagem que pode não ter fim, repleta de curiosidade e prazer ao desvendar a relação amorosa entre adultos e crianças. Com texto de Michel e Silvia, acompanha a partida de um trem que percorre em linhas sinuosas as páginas do livro, dando o tom dessa divertida viagem. Na sequência da brincadeira inicial que apresenta diferentes tipos de avô – o engraçado, o que joga bola, mora junto, fica doente, conta história –, ao final os leitores são convidados a descrever seus próprios avôs, preenchendo vagões de trem com espaços em branco.

Sobre o arquiteto João Batista Vilanova Artigas

Vilanova Artigas nasceu em Curitiba em 23 de junho de 1915. Mudou-se para São Paulo e se formou arquiteto na Escola Politécnica da USP, em 1937. Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou, mais tarde em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil. Foi membro do Partido Comunista e militante de movimentos populares e, por isso, perseguido pela ditadura militar. Foi cassado em 1969 por força do AI-5. Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente (Prêmio Jean Tschumi – 1972 e Prêmio Auguste Perret – 1985, este póstumo). Sua maneira de projetar segue influenciando arquitetos até hoje e, por isso, foi reconhecida, por alguns críticos, como uma verdadeira “escola”, a chamada “Escola Paulista”. Dentre os 700 projetos que produziu durante sua carreira, destacam-se: Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; o conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos; o Estádio do Morumbi; o Edifício Louveira, clubes; sindicatos; edifícios de apartamentos e casas.

Fonte: http://www.mcb.org.br/pt-BR/programacao/exposicoes/painel-expositivo-vilanova-artigas-a-mao-livre-do-vovo?utm_source=Virtual_Target&utm_medium=Email&utm_content=&utm_campaign=E-MKT+MCB+13-10-15&utm_term=

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan