Projeto espalha placas em Fortaleza para incentivar o hábito de andar a pé

Por Mayana Fontenele em Mobilidade Urbana

A sinalização para pedestres tem o objetivo de ocupar as ruas, incentivando um laço afetivo entre habitantes e turistas com a cidade


O centro da cidade foi o primeiro a receber as placas coloridas de sinalização (Foto: Caminha, Fortaleza!)
O Centro da cidade foi o primeiro a receber as placas coloridas de sinalização (Foto: Caminha, Fortaleza!)


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Fortaleza conta com inúmeras placas de sinalização para quem anda sobre quatro ou duas rodas. Mas, para quem anda a pé, você já percebeu se há algum tipo de sinalização? Para que habitantes e turistas conheçam e reconheçam de perto a cidade, o projeto “Caminha, Fortaleza!” intervém na capital cearense desde 2014, espalhando placas de PVC por diversos pontos de referência da cidade.
A ideia é orientar quem usa os pés como principal meio de locomoção. Além de incentivar o hábito saudável, as plaquinhas coloridas que levam o pedestre à praças, igrejas e construções históricas sugerem o estímulo ao turismo, com rotas que podem ser feitas a pé e de graça por quem quiser conhecer a cidade.
Perceber mais de perto as belezas e problemas de Fortaleza também é um dos objetivos do projeto, a afim de tornar as pessoas mais cidadãs, para que criem um laço de afeto com a cidade e reivindiquem melhorias desses espaços urbanos.
O objetivo de contribuir para uma cidade mais humana partiu do arquiteto cearense Abner Souza, que se inspirou em uma ação que acontece em diferentes regiões do planeta. Originalmente chamado de Walk [Your City], o projeto foi implantado no Ceará através de debates realizados no Fórum Direitos Urbanos Fortaleza, e saiu do papel para as ruas durante o Mês da Mobilidade de 2014.
“A insegurança e desorientação e acabam estimulando ainda mais o uso do carro, mesmo para pequenos trajetos. Há também um potencial turístico nesse projeto, já que ele gera uma pequena rota pela cidade a pé, e tem uma visão diferenciada andando por ela a pé” explica o arquiteto. As placas indicam o tempo que a pessoa levaria para chegar a outro ponto relevante próximo daquele local.
Abner conta que as primeiras intervenções foram realizadas no Centro da cidade, por ser um bairro bastante frequentado por quem anda a pé, e por possuir diversos pontos relevantes próximo um do outro, a menos de 10 minutos de caminhada. 
Foto: Caminha, Fortaleza!
Organização
Inicialmente as placas foram confeccionadas por meio das doações repassadas pelo coletivo Ciclovida. Atualmente o projeto conta com um grupo no Facebook, onde qualquer pessoa pode participar. Através da rede social, é disponibilizado um modelo editável de placas que devem ser impressas em PVC. “Lá também tem o preço médio das placas e algumas dicas de instalação. Estou totalmente aberto a responder perguntas de como criar e imprimir essas placas para que outros possam instalar em seus bairros também”, completa o organizador.
A ação já partiu para sua segunda edição no Mês da Mobilidade deste ano, fazendo intervenções agora no bairro Dionísio Torres. Para a instalação ser feita em outros bairros, o grupo estuda quais pontos da cidade são mais apropriados para receber as ações.
Foto: Caminha, Fortaleza!
“Temos alguns planos de expandir para outros bairros, mas ainda estamos estudando qual seria mais adequado. Há inicialmente uma ideia de se instalar em centros históricos menos conhecidos pela cidade, com o objetivo de chamar a atenção deste local, e ajudar na preservação de sua história”, declara Abner.
As placas quadradas com cores alegres foram pensadas em dimensões que uma pessoa consegue ver facilmente. Diferente das placas de trânsito, elas são posicionadas altura dos olhos de uma pessoa de altura média de 1,75m. A medição de tempo impressa nas placas é feita de acordo a como velocidade média de uma pessoa caminhado a 4km/h.
Foto: Caminha, Fortaleza!
Foto: Caminha, Fortaleza!
Foto: Caminha, Fortaleza!

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan