Três elementos importantes para projetar uma rua mais adequada aos pedestres

Central Park, Nova Iorque. Imagem © diana_robinson, viía Flickr      Central Park, Nova Iorque. Imagem © diana_robinson, viía Flickr

"Nova Iorque é a cidade mais caminhável dos Estados Unidos e apresenta várias qualidade de desenho urbano", comenta Reid Ewing, pesquisador da Universidade de Utah. Junto a outros quatro pesquisadores de diferentes universidades dos EUA, Ewing realizou um estudo para identificar os elementos de desenho urbano presentes nas ruas da maior cidade americana que fazem com que mais pedestres queiram ocupar as ruas.

Para determiná-los, os pesquisadores selecionaram 20 características de desenho e paisagem urbana e as compararam com o número de pedestres que transitam por 588 quadras de Nova Iorque, concluindo que três destes elementos são essenciais e têm um impacto positivo nos cidadãos e no entorno.

Saiba quais são estes elementos, a seguir:

Quais características foram analisadas?

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Times Square, Nova Iorque. Imagem © David McSpadden, via Flickr     Times Square, Nova Iorque. Imagem © David McSpadden, via Flickr

No estudo "Características da paisagem urbana relacionada com a atividade peatonal" foram analisados 20 elementos de desenho, entre os quais as cores predominantes nas edificações, os edifícios históricos, os enquadramentos da paisagem, o mobiliário urbano, as praças e as janelas, entre outros.

Posteriormente, estas características foram agrupadas em cinco categorias gerais que abrangem:

1. Complexidade: número de edifícios, obras de arte pública, mesas de cafés e restaurantes e o predomínio de cores nos edifícios etc.

2. Escala Humana: mobiliário urbano (como bancos, lixeiras, e placas de sinalização), enquadramentos da paisagem e presença de vegetação.

3. Imaginabilidade: edifícios que não tenham uma forma retangular, nível de ruído, número de praças e parques.

4. Recinto: possibilidade de grandes linhas de visão, proporção da calçada com o muro lateral e com o oposto, e área livre de céu através e em frente à linha de visão.

5. Transparência: proporção da superfície com usos atrativos, isto é, espaços livres para o movimento dos pedestres, e proporção do primeiro pavimento de um edifício em relação às janelas.

Por apresentarem alguns pontos em comum, estabeleceu-se que os elementos analisados compartilhariam certas variáveis nomeadas "D": acessibilidade de destino, demografia, densidade e diversidade, sendo esta última a que faz referência aos usos do solo existentes em uma área em particular.

3 de 20: Os três elementos que mais contribuem com a sensação peatonal

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Jeffrey, via Flickr     © Jeffrey, via Flickr

Segundo a pesquisa, a boa quantidade de mobiliário urbano, uma fachada ativa para a rua e uma boa proporção das janelas em relação à rua são os três elementos fundamentais que uma rua deve apresentar para que os pedestres queiram caminhar por ela.

Neste sentido, considerou-se que a quantidade de mobiliário urbano contribui para que uma rua mantenha uma escala humana, enquanto que a fachada ativa, que tem relação com a presença de lojas, restaurantes e parques, é fundamental para o fluxo de pedestres.

Por sua vez, as janelas são essenciais para criar uma interação acolhedora entre as pessoas e os edifícios, já que a presença de paredes "cegas" e vidros reflexivos nos edifícios são percebidos como barreiras e, portanto, pouco atrativos.

Sobre os resultados, os pesquisadores argumentam que os elementos que tiveram um menor predomínio nas ruas com menor tráfego peatonal não são necessariamente menos importantes, mas pouco significativos.

Leia a pesquisa completa aqui.

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/774582/tres-dicas-para-projetar-uma-rua-adequada-mais-adequada-aos-pedestres?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=450cf207da-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-450cf207da-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan