Veja como executar uma laje mista

Projeto de paginação detalha montagem do steel deck, e projeto estrutural define adaptações no sistema de acordo com as particularidades da obra

Por Kelly Carvalho

Edição 171 - Outubro/2015

Os cuidados para a execução do steel deck começam desde a chegada do material ao canteiro. De acordo com especialistas, é importante verificar o estado e a quantidade dos elementos, além de zelar pela adequada estocagem, o que deve ser feito em local seco. Além disso, é preciso cuidar do manuseio correto das peças, evitando possíveis danos: os fardos podem ser levados para o local de montagem por gruas ou guinchos, já os painéis da laje mista manuseados por até três operários.

A equipe responsável pela montagem das estruturas metálicas que sustentam a laje mista também pode realizar a montagem do sistema, seguindo orientações de projeto. Quando os conectores de cisalhamento stud bolts são utilizados, normalmente o fornecedor do steel deck indica trabalhadores especializados na aplicação dessas peças, que têm soldagem por eletrofusão.

Tabelas fornecidas pelos fabricantes orientam o dimensionamento do sistema, mostrando a espessura da chapa de aço e da capa de concreto adequados para atender às solicitações de sobrecarga e vãos. Elas também indicam se escoramentos são necessários para a realização da concretagem.

O projeto de paginação do steel deck deve apresentar tanto a disposição das fôrmas quanto as orientações de montagem das peças, incluindo os arremates, e o eventual uso de escoramentos. Um projeto estrutural, por sua vez, é importante para mostrar se será necessária a utilização de armaduras de reforço na laje. A especificação e o posicionamento dos conectores stud bolt, quando for o caso, também são descritos.

Confira, a seguir, o resumo das etapas de execução de uma laje mista.

1 Alinhamento
O nivelamento do banzo superior da viga deve ser verificado antes do início da montagem das fôrmas para que haja perfeito contato entre as peças. Isso significa que devem ser retirados quaisquer sinais de ferrugem, respingos de solda, óleos ou pintura, eventuais rebarbas e umidade nas áreas próximas das regiões de soldagem.

2 Montagem
É importante adaptar as lajes ao formato da edificação, por isso deve-se recortar os cantos e o contorno de pilares quando necessário. Os painéis devem ser fixados às vigas por meio de pontos de solda bujão ou solda tampão. Em vigas mistas, devem ser usados os conectores stud bolts, que absorvem os esforços de cisalhamento longitudinais e impedem o afastamento vertical entre os elementos.

3 Armadura
Uma malha metálica, semelhante a uma tela, deve ser instalada 20 mm abaixo da superfície do concreto da laje para controlar a fissuração do substrato. Espaçadores para distanciamento também devem ser aplicados para garantir a função da malha. Armaduras convencionais adicionais podem ser necessárias caso elas estejam especificadas no projeto estrutural.

4 Escoramento
Se o projetista considerar que, durante a concretagem, o steel deck não será suficiente para resistir aos vãos entre vigas, escoras intermediárias devem ser posicionadas. Normalmente essa medida é adotada quando o espaço entre vigas supera os 2,5 m. A retirada dos escoramentos ocorre somente após a cura do concreto, respeitando a resistência determinada em projeto.

5 Concretagem
O lançamento do concreto é feito por bombeamento de uma extremidade à outra, no sentido paralelo às nervuras das fôrmas, com o cuidado de que seja acomodado de maneira uniforme. A contenção do concreto nas extremidades ou vãos deve ser feita com um gabarito de madeira ou EPS.

Apoio técnico: engenheiro Natan Levental, conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e coordenador da Divisão de Estruturas do Instituto de Engenharia

Fonte: http://construcaomercado.pini.com.br//negocios-incorporacao-construcao/171/veja-como-executar-uma-laje-mista-364805-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan