Norma de Desempenho completa três anos de vigência

Apenas as cidades de São Paulo e de Novo Hamburgo (RS) apresentam construções de edifícios que atendem a NBR 15575 em sua integralidade, segundo o Sinduscon-DF

Luísa Cortés, do Portal PINIwebMarcelo Scandaroli
A Norma de Desempenho (NBR 15575 - Edificações Habitacionais - Desempenho), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) completa três anos de vigência nesta terça-feira (19). Segundo informações do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), apenas as cidades de São Paulo e de Novo Hamburgo (RS) apresentam construções de edifícios que visem atender a norma em sua integralidade. Em junho, foi lançado um exemplo de tais empreendimentos: o Edifício Soberano, da Tarjab.
A primeira versão da norma foi publicada em 2008, e impôs grandes dificuldades a construtoras, a projetistas e à indústria de materiais, já que muitos dos requisitos eram inéditos à época. Desde então, as principais entidades da indústria da construção conseguiram estender o prazo de exigibilidade da NBR 15.575. Nesse período, as lacunas do texto foram reavaliadas e as suas metodologias de avaliação, atualizadas. Os fabricantes também se mobilizaram para adequar seus produtos e processos de fabricação às exigências do texto.
A norma é dividida em seis partes: Requisitos Gerais; Estrutura; Sistemas de Piso; Vedações Verticais; Coberturas; e Sistemas Hidrossanitários. Neles, são abordados pontos como piso (contrapiso, revestimento, coeficiente de atrito, resistência ao escorregamento); vedação vertical (paredes, esquadrarias - portas, janelas, fachadas -, estanqueidade do ar, água, rajadas de vento, conforto acústico e térmico); coberturas; e sistemas hidrossanitários (água fria e quente, esgoto sanitário, ventilação, sistemas de águas pluviais; considerando a durabilidade dos sistemas; previsão e antecipação dos critérios para a manutenção e o funcionamento dos sistemas hidrossanitários).
Para incentivar o seguimento da norma, em especial em Habitações de Interesse Social (HIS), o Ministério das Cidades desenvolveu um guia para auxiliar profissionais que têm como desafio margens apertadas. O material está disponível online e basta realizar um cadastramento gratuito para acessá-lo.
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sinducon-DF, também montou uma biblioteca virtual para orientar os profissionais sobre a norma. Clique aqui para acessá-la. 
Confira sete perguntas e respostas respondidas pela CBIC sobre o tema:

Como são feitas as exigências da Norma de Desempenho?
A Norma ABNT 15.575 é dividida em seis partes: (1) requisitos gerais; (2) sistemas de estrutura, (3) de pisos, (4) de vedações verticais, (5) de coberturas e (6) sistemas hidrossanitários. A função de cada sistema é definida pelos principais critérios de desempenho que ele tem que cumprir. Esses critérios são especificações técnicas definidas em quantidades mensuráveis ou qualidades que possam ser objetivamente determinadas. Por exemplo, as vedações têm que reduzir a temperatura ambiente em um certo número de graus celsius, os equipamentos sanitários devem ser resistentes à ferrugem e a roedores, a estrutura tem níveis de estabilidade e resistência. A norma fornece instruções de testes a serem feitos com os sistemas para verificar seu desempenho global. Por exemplo, no caso de desempenho estrutural das paredes, a resistência ao impacto deve ser testada jogando-se sacos de couro de 70 cm de altura e esferas de aço com 1,26cm de diâmetro contra as paredes. A norma especifica inclusive a quantidade de força (medida em joules) que o impacto deve produzir. O Guia Orientativo da CBIC traduz esse conceito em textos simples, tabelas e gráficos. Para facilitar a compreensão do leitor, classifica as exigências da Norma por funções, como desempenho estrutural, segurança no uso e na operação, segurança contra incêndio, funcionalidade e acessibilidade, desempenho térmico, desempenho acústico, estanqueidade à água e durabilidade. A intenção da CBIC ao produzir o guia é fornecer um instrumento para facilitar o entendimento e a interpretação da norma por engenheiros, projetistas, construtores e usuários.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan