O Que É Massa Térmica?

Hoje vamos lhe fazer uma pergunta: você sabe o que é a Massa Térmica de um Edifício?
A massa térmica de um edifício é a capacidade que alguns materiais têm de absorver calor ou frio. Também é a velocidade com que este calor ou frio é liberado para o ambiente. Uma edificação bem equilibrada e com massa térmica suficiente durante o inverno, absorve uma boa quantidade de calor durante o dia e libera este calor lentamente à noite.
Você já deve ter passado pela experiência de entrar em certos ambientes que durante o dia estavam bem quentes, e à noite que deveria ser fresca, isso não acontece e permanece o calor. Isso é resultado de materiais que não foram eleitos da forma correta para aquela temperatura e ambiente. Denominamos esta situação como Materiais de Inércia Térmica baixa. Estes compostos perdem o armazenamento de frio ou calor rapidamente, dependendo da estação, isso pode ser o causador de desconforto e elevado gasto de energia elétrica.
Por outro lado, alguns destes elementos têm alta massa térmica como: alvenaria, concreto e pedra. Ou seja, estes materiais tem a capacidade de absorver, armazenar e liberar calor lentamente. Se eles forem empregados em regiões quentes e expostos sem nenhuma proteção ao sol, à noite quando o ambiente necessitar deste resfriamento rápido, isso não irá acontecer. Uma forma de amenizar este efeito seria de criar brises, regular a dimensão das aberturas das janelas e até mesmo um paisagismo externo em frente a algumas destas aberturas.
Fonte e artigo completo: http://www.ugreen.com.br/massa-termica/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan