9º Seminário Docomomo Brasil

 

interdisciplinaridade e experiências em documentação e preservação do patrimônio recente

2011-SeminarioDocomomoBrasil-h-5-b
Após quase vinte anos de atividades do DOCOMOMO Brasil, assiste-se hoje a um incremento exponencial nas pesquisas sobre o patrimônio edificado recente. Cresce o número de conjuntos urbanos e edificações do século XX reconhecidos como patrimônio cultural, multiplicam-se os acervos documentais e publicações a seu respeito, acumulam-se experiências e reflexões vinculadas à sua preservação.
Nesta perspectiva, a interdisciplinaridade é fator inerente à cultura preservacionista em Arquitetura e Urbanismo. São fundamentais os aportes da História, na consolidação de narrativas críticas; da Sociologia e Antropologia, na aferição de valores culturais; da Engenharia, no diagnóstico das condições materiais dos bens; das Artes, na conservação e restauro das obras integradas a edifícios; da Geografia, no estudo das questões populacionais e regionais; da Ciência da Informação, na conservação e divulgação de acervos documentais; do Direito, na normatização dos bens patrimoniais; da Comunicação Social, no diálogo com as comunidades envolvidas.
O propósito do 9º Seminário DOCOMOMO Brasil é agregar, de modo interdisciplinar, o conjunto de práticas neste universo, compartilhando conhecimentos e consolidando princípios contribuindo eficazmente para a preservação do patrimônio cultural recente.

Inscrições: http://docomomobsb.org/docomomo2011/inscricoes-registration/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan