A arquitetura domina São Paulo

MAM e Instituto Tomie Ohtake recebem a partir de amanhã três mostras sobre o tema

3163600

Fachada do prédio do Conjunto Nacional, construída em 1956 e projetada pelo arquiteto David Libeskind: em exibição no Tomie Ohtake
Divulgação/Daniel Ducci


A arquitetura vai entrar na pauta do circuito de arte de São Paulo nesta semana. Três exposições sobre o tema abrem as portas amanhã, no MAM e no Instituo Tomie Ohtake.
O Museu de Arte Moderna recebe duas mostras que abordam o tema sustentabilidade. Morada Ecológica, com curadoria da francesa Dominque Gauzin-Müller, exibe as principais mudanças da arquitetura em vários lugares do mundo e como a sustentabilidade influencia essas mudanças. Vinda da Cité de l'Architecture & du Patrimoine, de Paris, a mostra tem mais de 50 projeto de arquitetos do mundo todo, que têm como objetivo fazer com que o visitante reflita sobre a escassez dos recursos naturais do planeta e como a arquitetura e o desenvolvimento urbano são afetados.
Os projetos são divididos em quatro módulos, exibidos em vídeos, textos e maquetes. Hoje, a curadora participará de uma mesa-redonda com o arquiteto Marcelo Aflalo para debater os temas levantados pela exposição.
A outra exposição do MAM, Razão e Ambiente, tem curadoria de Lauro Cavalcanti e, complementar a Morada Ecológica, mostra as mudanças da arquitetura em torno da sustentabilidade no Brasil. São 21 obras que homenageiam Lucio Costa, Lina Bo Bardi e Sergio Bernardes, três arquitetos que se preocupavam com a questão ambiental.
Lucio Costa, criador de Brasília junto com Oscar Niemeyer, é o principal da mostra. Sua instalação "Riposatevi", feita originalmente em Milão, em 1964, será remontada em Razão e Ambiente. Os visitantes podem deitar em redes suspensas e tocar violões com o intuito de ver a mostra de outro ângulo. A ideia é também mudar o jeito de exibir a arquitetura, ir além de maquetes, plantas, vídeos, projeções e frases dos próprios arquitetos da mostra.
A exposição O Coração da Cidade - A Invenção do Espaço de Convivência, de Julio Katinsky, no Instituto Tomie Ohtake, mostra a reflexão do curador sobre relação entre a arquitetura moderna brasileira e a convivência entre as pessoas. É a segunda mostra do programa Arquitetura Brasileira. A primeira delas foi em junho do ano passado.
A mostra tem 115 projetos, maquetes, fotos, desenhos originais e produções. A exposição é dividida em seis partes, cada uma referente a um local do Brasil.

Fonte: http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=17,94187

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan