DAIANA DALFITO Da Redação
Primeiro piso da casa oitentista e piramidal projetada por Jan van den Berghe, reabilitada
Recuperar espaços construtivos, essa é a ideia principal do livro “Eco Refurbishment” – ou “Eco Rehabilitación” – lançado em 2010 pela editora Monsa de Barcelona, Espanha.
Bilingue, a obra editada e concebida por Josep Maria Minguet traz oito projetos de reconstrução e reabilitação arquitetônicas em seis diferentes países, bem ilustrados com fotos, plantas baixas e cortes estruturais. As aventuras construtivas vão de um celeiro transformado em casa de veraneio na Itália à casa pós-moderna projetada por Jan Van den Berghe na década de 1980.
O texto introdutório do livro de 96 páginas defende que, em nossos dias mais do que antes, é importante inovar e reinventar a arquitetura existente para adaptá-la às mudanças climáticas. Mas também, garante a consisa prosa, essa é uma forma de solucionar os problemas dos espaços habitacionais nos países e cidades onde os terrenos para novas construções estão cada vez mais escassos.
“Eco Refurbishment” tem em seu título, mesmo àqueles que não compreendem a língua inglesa, explícito mais um de seus motes: A preocupação ecológica ao renovar e adaptar de maneira sustentável para que se garanta a qualidade de vida.
0 comentários:
Postar um comentário