Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural - Gestão de Restauro - Edital de Chamada

O Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada – CECI convida os interessados em participar da décima-terceira edição do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural – Gestão de Restauro, realizarem suas inscrições conforme orientações a seguir.

Conservação Integrada

O curso de Gestão de Restauro é uma iniciativa pioneira no treinamento semi-presencial de profissionais para a manutenção, conservação e restauro do patrimônio construído. É o resultado da experiência de onze edições desenvolvidas pelo CECI, juntamente com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. O Curso é realizado por meio da tecnologia de EAD/Ensinar/Virtus-UFPE (Ensino à Distância), através de aulas via web e aulas presenciais em módulos específicos.

Tem por objetivo a capacitação de profissionais para a gestão de obras e serviços do patrimônio construído, formando um quadro técnico capaz de realizar ações gerenciamento, execução e fiscalização de obras e serviços de manutenção, conservação e restauro. Para o mercado de trabalho, a grade atual dos cursos de formação, e da grande maioria dos cursos de especialização, não capacita arquitetos, engenheiros e técnicos para suprir as exigências de gerenciamento, condução e de fiscalização na área da conservação do patrimônio construído. O curso Gestão de Restauro tem por meta dotar o mercado de profissionais com excelência de informações quanto às técnicas tradicionais de construção e os roteiros de procedimentos da prática, direção, execução e fiscalização de obras e serviços de manutenção, conservação e restauro.

O curso resgatou desde sua primeira edição um procedimento de transmissão de conhecimentos semelhante ao que se produzia no passado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O contato direto com profissionais de larga experiência em canteiro de obras e com os mestres-de-ofício e artífices assegurava o processo de transmissão de conhecimento aos mais jovens e inexperientes. Esse tipo de formação ainda é eficaz, pois o saber-fazer é forjado pelo exercício com instrutores e práticos experientes e com a assistência teórica de acadêmicos. Didaticamente, isso assegura a rápida maturação das capacidades de aprendizado pela interação entre aluno, mestres e instrutores.

O Gestão de Restauro/CECI agregou a partir da edição do ano de 2007 mais possibilidades aos alunos do curso de participar ativamente no mercado de trabalho da conservação do patrimônio construído. Trata-se da inclusão na Grade das Disciplinas do tema geração de negócios e renda - empreendedorismo, a ser desenvolvido durante o curso e no período de produção do trabalho final (Plano de Gestão e Negócio). Com o auxilio de especialistas, os alunos serão conduzidos a construir cenários de ações de trabalho com base na elaboração de um Plano de Conservação Integrada para sua edificação objeto de estudo no curso. Esta visão avançada no campo da especialização profissional tem o propósito estratégico de atender tanto a necessidade de mercado, sob o aspecto do domínio técnico e das habilidades interpessoais, quanto às demandas atuais de negócios da sociedade.

Fonte e maiores informações: http://www.ceci-br.org/ceci/br/component/content/article/52-restauro-cursos/624-edital-de-chamada-13a-edicao-2013.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan