Ofício protocolado no Palácio Araguaia sobre os climatizadores para a Praça dos Girassóis





Palmas, 30 de outubro de 2012.

SR. JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS
Excelentíssimo Governador do Estado do Tocantins

Senhor Governador.

O Instituto dos Arquitetos do Brasil tomou conhecimento sobre a proposta do Governo de abrir licitação para instalar seis climatizadores na Praça dos Girassóis. No texto do edital, o governo diz que o uso dos climatizadores pode "revigorar o indivíduo desde o desportista até o transeunte, quer hidratando-o, quer minimizando os efeitos do forte calor". 
A partir do exposto, O IAB do Tocantins, dentro de sua função que também é a de “representar a categoria de profissionais arquitetos e urbanistas, bem como de contribuir efetivamente na defesa do meio ambiente, propondo aos poderes públicos medidas de proteção e revitalização adequadas”, faz as seguintes considerações técnicas sobre a proposta:
  • ·         Os climatizadores de ar além de não resolverem a questão, poderão aspergir água na temperatura ambiente, que aqui costuma ser bastante elevada durante todo o ano. Os equipamentos não servirão para sanar as deficiências sazonais de baixa umidade da nossa região, sobretudo pela grande extensão da Praça dos Girassóis.

  • ·         A Praça dos Girassóis é um espaço cívico que, apesar do seu entorno ser utilizado como pista para caminhada, é necessário destacar que ela não possui as condições ideais para esta prática. O piso em pedras intertravadas é irregular, nas entradas de estacionamento as guias são rebaixadas, o que é inadequado para quem corre. A travessia da Avenida JK e outras ruas que dão acesso às secretarias representa perigo para o usuário esportista. Em algumas partes a praça não possui iluminação, tornando-se insegura.

  • ·         Um investimento adequado seria inserir no interior da praça mais equipamentos comerciais do setor alimentício, quadras poliesportivas e equipamentos de ginástica, ou seja, atrair vida para o uso interno da praça, que hoje é rarefeito.
  • ·         O governo poderia também investir no plantio de árvores envolvendo o circuito da praça, tendo em vista que as espécies mais frondosas estão no interior dela e não sombreando a calçada externa.
 ·                 Concluíndo, quando o problema está relacionado às condições climáticas inóspitas no meio urbano é necessário direcionar esforços para: projeto, restruturação e manutenção de Parques Urbanos, Parques Lineares, ou seja, dotar a cidade de mais áreas similares ao Parque Cesamar em toda a sua extensão. As áreas que margeiam nossos córregos são bons exemplos de espaços que merecem uma atenção especial, pois, aliada a boas práticas de gestão ambiental, bem como de intervenção paisagística, os gestores poderão dotar a cidade de Palmas de áreas adequadas para o lazer e qualidade de vida de nossa população. 
     O IAB Tocantins aproveita a oportunidade para convidar V. Ex.ª para o evento “Árvores – Por um Tocantins melhor”, que será realizado dia 06/11/2012 no CUICA (UFT), às 19 horas.
Na intenção de contribuir técnicamente com o Governo do Tocantins, o IAB respeitosamente agradece a Vossa atenção.
.


INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL
Departamento de Tocantins


Endereço IAB-TO: 206 Sul, Av. LO-05, Lote 08, Sala 07
CEP 77020-504 Palmas/TO
Telefone: (63) 8438-3753


3 comentários:

Arantes Arquitetura on 3 de novembro de 2012 às 23:56 disse...

Achei muito pertinente esse posicionamento do IAB. Devemos lembrar, sobretudo, a importância cívica atribuída à Praça dos Girassóis. Não quero aqui citar apenas o meio político, mas sim a referência à imagem do Estado e da Capital Palmas, que deve ser devidamente respeitada e valorizada. Muito bem lembrada a questão paisagística de nossas áreas verdes, tão esquecidas, elas sim merecem mais investimentos.

Unknown on 5 de novembro de 2012 às 09:53 disse...

Parabéns ao IAB-TO pelo posicionamento e lembrança de que não há melhores reguladoras de calor e umidade no ambiente urbano do que as árvores, receita essa ensinada pelos nossos antepassados e cientificamente comprovada em nossos dias, inclusive por profissionais e acadêmicos diversos residentes em Palmas, preocupados com a qualidade de vida da comunidade de Palmas.

Unknown on 5 de novembro de 2012 às 09:55 disse...

Não sei porque eu sempre apareço como desconhecido. Comentário acima publicado por Cesar De Santis.

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan