A arquitetura orgânica do Museu de Guggenheim - Bilbao

Concebido pelo arquiteto Frank Gehry, este museu de construção original e contemporânea, situado em Bilbao, na Espanha, o museu Guggenheim dedica-se a exposições de arte contemporânea, apresentando, entre outros exemplares, obras de Arte Pop e Arte Povera. Para além das salas de exposição, possui um restaurante, um café, um auditório, uma livraria e vários espaços abertos.
A primeira ideia da Fundação Guggenheim para a implantação de um museu na cidade de Bilbao consistia naadaptação de um antigo armazém de vinho com 28000 m 2 , construído nos princípios do século. Em 1991 confrontam o arquiteto Frank Gehry com esta intenção que, após viagem a Bilbao, aconselha a transferir a sua localização para junto da ria.
A intenção fundamental da Fundação era que este edifício transmitisse uma forte identidade icónica por forma a atrair, pelas suas qualidades arquitectónicas, um público específico, tal como se verificava com o museu nova-iorquino, desenhado por Frank Lloyd Wright.
A solução de Gehry apresentava uma longa forma orgânica dinamizada por um conjunto de lanternins com imagem de velas que reproduzem o efeito dum casco de barco. A densa sobreposição e intersecção de formas com contornos curvos é acentuada pelo revestimento com um material reluzente e raro, bastante utilizado na indústria aeronáutica, o titânio. Esta pele em escamas alterna com placagem de pedra que se prolonga para os espaços interiores.

thingz.com.br

thingz.com.br

thingz.com.br

thingz.com.br

thingz.com.br

Fonte: http://thingz.com.br/a-arquitetura-organica-do-museu-guggenheim/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan