Concreto ultra poroso absorve a água da chuva instantaneamente

Talvez o único material no mercado conhecido por sua "sede", o concreto ultra poroso está sendo considerado o futuro da gestão hídrica urbana. O novo material ganhou popularidade devido a um vídeo viral que mostra uma vaga de estacionamento comum absorvendo uma quantidade incomum de água. Muita gente ficou impressionada ao assistir 4 mil litros de água desaparecerem em uma superfície aparentemente sólida de concreto em menos de 60 segundos. 1,2 milhão de visualizações depois, o vídeo iniciou um debate acerca da viabilidade e possibilidades de uso do material.

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-iJP7DFt6AU

O concreto ultra poroso está ganhando credibilidade devido a extensas pesquisas conduzidas por arquitetos e engenheiros de todo o mundo. Conhecida por seu clima chuvoso, uso ousado de materiais inovadores e arquitetura nada conservadora, não é surpresa que a cidade de Roterdã, Países Baixos, tenha iniciado testes com este concreto de absorção.

 

Cortesia de RainawayCortesia de RainawayCortesia de RainawayCortesia de Rainaway

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia de Rainaway      Cortesia de Rainaway

Os Países Baixos têm uma média pluviométrica anual de 800 mm, o que exige uma infraestrutura significativa para evitar inundações em áreas urbanas. O povo holandês desenvolveu afeição por seu clima singular, o que levou à invenção de produtos que celebram e contornam a chuva excessiva. A empresa Rainaway, de Eindhoven, lançou uma série de blocos permeáveis concebidos para drenar a água através de uma combinação de concreto poroso e sólido.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia de Rainaway     Cortesia de Rainaway

Projetados para drenar lentamente a água, estes blocos recriam o ciclo natural da água. Eles contam com uma série de padrões de concreto sólido que formam uma grelha de pequenos canais de escoamento que leva a um reservatório no subsolo. Similar ao material desenvolvido pela empresa inglesa Tarmac mostrado no vídeo viral, os blocos da Rainaway foram concebidos como um condutor para a drenagem da água em ver de agirem como uma esponja.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia de Rainaway     Cortesia de Rainaway

O concreto poroso também apresenta alguns contras, mas os benefícios parecem fazer valer a pena seu uso. A Tarmac adverte que o material Topmix Permeable não pode ser usado em climas frios devido a expansão da água ao congelar. Por sua vez, o produto da Rainaway tem um potencial significativo em climas com grande precipitação como o dos Países Baixos, evitando as rápidas inundações e, assim, evacuações.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia de Rainaway     Cortesia de Rainaway

Os blocos da Rainaway estão atualmente em fase de testes em Roterdã e foram instalados em um dos bulevares da cidade. Saiba mais sobre o material aqui.

Fonte: MacLeod, Finn. "Concreto ultra poroso absorve a água da chuva instantaneamente" [Puddle-Free Parking: New Absorbent Surface Swallows Water Instantly] 10 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado 10 Out 2015. http://www.archdaily.com.br/br/774902/concreto-ultra-poroso-absorve-a-agua-da-chuva-instantaneamente

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan