FAU Mackenzie promove a "Semana Viver Metrópole"



A Semana Viver Metrópole é um evento organizado anualmente no decorrer da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano ocorre entre os dias 19 e 23 de outubro. O projeto não possui fins lucrativos e é de cunho acadêmico e colaborativo, voltado para todos os campos relacionados à Arquitetura, Urbanismo e Design.
O DAFAM (Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura Mackenzie) em parceria com os alunos do curso de Design são os responsáveis pela organização do evento, motivados pelo intuito de ampliar o contato entre os estudantes e as questões referentes ao seu campo de atuação, bem como promover e estimular a crítica, o processo criativo e reflexivo no âmbito acadêmico.
Na XII Semana Viver Metrópole, a Comissão Organizadora promoverá uma série de atividades incluindo palestras, workshops, seminários, debates e exposições que circundarão a temática "Futuro do Pretérito, presente de que futuro?” - estabelecendo a relação entre tempo e espaço na metrópole.

EIXOS TEMÁTICOS
A Semana é composta por 5 eixos estruturais: Locomover, Habitar, Produzir, Ensinar, culminando, por fim, no eixo que visa reunir e relacionar todo o conteúdo produzido pelos demais: Viver. Cada eixo possui suas particularidades e dinâmicas próprias, porém todos se manifestam como um só no plano da Metrópole.
Acerca dos 5 eixos, é necessário questionar o hoje, refletir sobre o passado, para lançar-se no futuro.
  • Locomover: Como a Metrópole se locomove? Para onde se locomove? Por que se locomove? Quem se locomove? E quem proporciona a locomoção? A Metrópole que estamos construindo hoje é a futura metrópole dos carros, do transporte público coletivo, das bicicletas ou dos pedestres?
  • Habitar: Quem habita a Metrópole? Por que habita-se a Metrópole? Como habita-se? Onde habita-se? E quem produz habitação? A Metrópole que estamos construindo hoje é a futura metrópole da segregação socioespacial, da integração, dos condomínios fechados ou dos bairros de uso misto?
  • Produzir: Quem produz a Metrópole? Como se produz a Metrópole? O que se produz? Onde se produz? E para quem a Metrópole é produzida? A Metrópole que estamos construído hoje é a futura metrópole da população alienada, da falta de participação nos meios de produção, das intervenções urbanas ou das inovações produtivas e tecnológicas?
  • Ensinar: O que se ensina na Metrópole? Como se ensina na Metrópole? Onde se ensina? Quem ensina? E quem é ensinado?
  • Viver: Você vive a Metrópole? Onde você vive? Como você vive a Metrópole? Qual é a sua Metrópole? A Metrópole que estamos construindo hoje é a sua futura Metrópole.
OBJETIVOS
Através das atividades promovidas pela XII SVM, pretende-se abrir espaço para que os participantes analisem o contexto atual da Metrópole e sua relação intrínseca com a Sociedade, refletindo e antecipando possíveis desdobramentos das dinâmicas vigentes em um cenário futuro.
Desse modo, coloca-se em pauta a discussão acerca da função social desempenhada por arquitetos, urbanistas e designers, não só como protagonistas na criação dos espaços e objetos da Metrópole, mas da sua perpetuação no tempo.
Pra mais informações sobre a XII SMV, acesse a página oficial ou apágina no facebook do evento.
  • Título: Semana Viver Metrópole
  • Website: http://www.svmxii.com/
  • Organizadores: FAU Mackenzie
  • De: 19 de Outubro de 2015, 00:00
  • Até: 23 de Outubro de 2015, 00:00
  • Onde: Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Endereço: R. Itambé, 45 - Higienópolis, São Paulo - SP, Brasil
Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/774866/fau-mackenzie-promove-a-semana-viver-metropole?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=13e3a36e18-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-13e3a36e18-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan