Isay Weinfeld: os 7 projetos mais incríveis do arquiteto brasileiro

Nadine Alves


Nem só de Niemeyer e Lina Bo Bardi vive a Arquitetura brasileira. Isay Weinfeld é um dos grandes nomes da arquitetura contemporânea em atividade, com obras reconhecidas internacionalmente pela sua elegância e bom gosto.
Além de arquiteto, Weinfeld também é cineasta e designer de móveis. Para unir as paixões, criou a IW filmes, por onde comunica com outro olhar seus projetos e exposições.
Confira abaixo os 7 principais projetos de Isay Weinfeld e se encante com o trabalho de qualidade do profissional:
Livraria da Vila
Localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo, a Livraria da Vila foi totalmente reformulada por Weinfeld. A aposta foi em uma planta livre de 790 m² distribuídos em 3 andares, para a melhor disposição dos produtos e da circulação dos clientes - para isso, grandes alterações estruturais foram necessárias no edifício, desde o reforço das fundações até o uso de novos pilares metálicos.
O diferencial do projeto está logo na fachada da Livraria, que é formada por portas pivotantes que também são prateleiras, despertando a curiosidade das pessoas  para entrar na livraria. No interior, as estantes estão em alturas acessíveis, e os sofás, bancos e pufes convidam o leitor a se sentar e passar um tempo no ambiente, desfrutando da leitura como se estivesse em casa.
Além disso, o espaço possui diversas aberturas para luz natural, além de aberturas nas lajes de conexão entre os andares da livraria.
Edifício 360°
O Edifício 360º fica bem no topo de uma colina no Alto da Lapa, em São Paulo. A estrutura com vidros azuis é organizada em forma de cubos assimétricos que se encaixam. A surpresa fica por conta dos terraços integrados à sala de estar dos 62 apartamentos, de onde é possível ter uma visão de 360º da cidade. Além disso, cada apartamento oferece uma paisagem diferente para observar: Pico do Jaraguá, USP, Pacaembu, Vila Madalena, Alto da Lapa e Parque Villa Lobos -isso acontece por causa da disposição irregular das janelas e varandas dos apartamentos. De acordo com o próprio Weinfeld, “é como morar em uma verdadeira casa suspensa”.
O Edifício 360° foi o vencedor nas categorias residencial e geral do Prêmio Future Projects, da revista inglesa Architectural Review, que acontece desde 2002.
Square Nine Hotel
O Square Nine Hotel é uma das obras internacionais de Weinfeld. Localizado em Belgrado, na Sérvia, o edifício consegue ser contemporâneo sem se opor à arquitetura histórica dos edifícios vizinhos. A fachada é composta por janelas paralelas de tamanhos idênticos e por apenas duas cores (branco e marrom), o que garante harmonia, suavidade e estética para a  construção.
No interior, o clima é de aconchego, discrição e elegância. O mobiliário reúne peças vintage do design nórdico e norte-americano - muitos objetos foram comprados em antiquários locais e estão dispostos no hall individual de cada um dos 5 andares.
Fasano Las Piedras Hotel
O Hotel Fasano Las Piedras foi construído em Punta del Este, Uruguai, e reúne um conjunto de casas particulares, bangalôs de hotel, spa, centro equestre, campos de polo e acompanha 3km de praia numa área de 480 hectares. O arquiteto optou pela implantação pulverizada das unidades que compõem o complexo através de módulos isolados distribuídos pelo terreno.
Além disso, a recepção do Hotel e os restaurantes foram instalados na residência do antigo proprietário do empreendimento. O espaço foi ampliado e revitalizado, mas mantendo o conceito de rusticidade através das portas, janelas, forro de madeira e piso originais.
A piscina foi instalada na parte mais alta do terreno em uma depressão natural entre as pedras, ajudando a transformar o Hotel em uma paraíso em meio a uma paisagem natural rica e única.
Casa Deck
O projeto residencial da Casa Deck nem parece estar na grande metrópole de São Paulo. O desejo dos clientes - a família Strozenberg - era um espaço com ambientes totalmente integrados, com vista para o jardim e decoração simples.
O casal participou de todas as etapas do projeto, desde o design até a escolha dos materiais. O resultado foi um espaço que preza pela iluminação natural, funcionalidade e simplicidade sem abrir mão do bom gosto. Você pode conferir mais detalhes da Casa Deck aqui.
Fazenda/Spa Boa Vista
A 100km de São Paulo, a Fazenda Boa Vista é um complexo que conta com hotel, residências particulares, spa, centro esportivo, espaço de recreação infantil em uma área de 242 hectares de mata nativa.  A cor branca é o elemento fundamental do projeto, com espaços de diferentes amplitudes e aproveitamento da luz natural.
Como se a arquitetura natural já não bastasse, Weifeld ainda construiu uma obra de detalhes, acabamentos e formas impecáveis, transformando o Boa Vista em um de seus projetos mais admirados.
Casa Iporanga
Esta casa foi construída na praia Iporanga, no litoral São Paulo, para uma família de ascendência árabe. O projeto foi distribuído em dois andares em forma de caixas retangulares apoiadas uma sobre a outra.
A arquitetura da casa transmite toda a tranquilidade do lugar, com quartos e terraço com vista para a praia. No primeiro andar, piscina, varanda e uma sala de estar com chão de areia e cobertura de lona confere ainda mais leveza para a casa.

Para conferir mais projetos incríveis de Isay Weinfeld e inspirar seu próprio trabalho, a dica é investir nos livrosProjetos Comerciais e Projetos Residenciais do arquiteto - ambos a R$ 160, parceláveis e à venda aqui no bim.bon ;)

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan