O oásis da energia sustentável

usina-deserto-saara
Crédito: Galileu/Reprodução
Marrocos é conhecido por ser um dos países com maior incidência solar do Planeta Terra, mas com a energia predominantemente vinda de outras fontes. Porém, a situação promete mudar em um futuro próximo.
Para aproveitar o clima quente da região do Deserto do Saara e a grande quantidade de dias ensolarados, as autoridades do país – localizado no continente africano – prometem financiar a construção da maior usina de energia solar do mundo para 2020.
A previsão é que cerca de 2 bilhões de dólares sejam gastos no projeto da construção e instalação da usina, e a expectativa é que a iniciativa gere cerca de 500 MW de energia.
deserto-saara
Crédito: Luca Galuzzi
Apesar de ocupar um espaço muito grande – equivalente ao tamanho de Rabat, capital do Marrocos – o projeto promete, além de suprir a necessidade energética do país, exportar energia para a Europa.
A usina será construída na cidade de Ouarzazate, ou como é conhecida, “a porta do deserto”; e a tecnologia utilizada não será a mesma dos já conhecidos painéis fotovoltaicos. No projeto, serão utilizados espelhos curvados ligados a um líquido que, ao esquentar, transformam o calor em energia através de uma turbina a vapor.
ouarzazate-marrocos
Crédito: João Leitão
Veja também:
O primeiro metrô movido à energia solar do Brasil                                                                                 Brasil testará sistema flutuante de geração de energia solar
Via: Galileu

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan