Pergunta 01
- Prezados colegas, o documento CERTIDÃO DE USO E COUPAÇÃO DO SOLO N°655/2011, apresenta uma divergência de dados:
- Conforme Lei municipal n°386/93 - Uso do Solo, item 4, prevê afastamentos para SUBSOLO, PARA OS FUNDOS COM 3,00 M. , enquanto que o PARECER N°034/2002, PREVÊ AFASTAMENTOS NULOS PARA TODOS OS LADOS, IMPLICANDO EM OCUPAÇÃO DE 100%.
Resposta 01
- Subsolo : Vale o parecer nº 034/2002 ( lembramos que estamos recomendando no programa de necessidades uma permeabilidade de 30%).
Pergunta 02
- Estamos analisando o edital e gostaríamos de saber se pode fazer o acesso de veículos e de pedestre pela Av. Teotonio Segurado, devido a mesma estar afastada do terreno.
Resposta 02
- O mais adequado para o acesso de veículos é a Alameda 02 (Fundos).
- Para acesso de pedestres não vemos nenhum problema.
Pergunta 03
Por gentileza, preciso de esclarecimentos em relação ao levantamento fitoflorístico, no que diz respeito aos exemplares que devem ser preservados e da localização dos mesmos dentro lote.
No edital diz que no lote existem exemplares que devem ser preservados, lista as espécies e quantidades mas não diz quais são os exemplares na serem preservados e nem sua localização dentro do lote.
Resposta 03
- Caso você opte por suprimir parcial ou totalmente a vegetação existente no lote a compensação ambiental da massa arbórea retirada deverá ser feita em frente ao lote, na av. Teotonio Segurado, na área de reserva do sistema viário. As informações que dispomos sobre a vegetação são as que existem nos anexos do Edital, na Fitosionomia do lote.
Pergunta 04
- Gostaria das seguintes informações: ventilação predominante, afastamentos, número de pavimentos permitidos e demais esclerecimentos relevantes.
Resposta 04
- Em relação ao clima de Palmas enviamos abaixo um link no qual você poderá obter informações importantes para o desenvolvimento do projeto:
http://pt.scribd.com/doc/52087788/entac2010
-Sobre os afastamentos, você dever seguir os descritos na Certidão de Uso do Solo.
-Em relação ao número de pavimentos permitidos, não há limite, sendo este limitado ao índice máximo de construção que é de 3.850,00 m², excetuando-se a área de subsolo se houver.
-Outras diretrizes de projeto estão descritas no Termo de Referência e programa de necessidades.
Pergunta 05
- Tenho duas dúvidas:
1- podemos avançar com brises, floreiras e elementos não estruturais sobre os recuos? quanto?
2- podemos utilizar a Alameda 17 como acesso (eventual) para veículos?
Resposta 05
- Marquises e projeções de elementos de fachada são no máximo de 1,50 m.
- A Alameda 17 não pode ser utilizada para acesso de veículos, eventualmente pode ser usada como acesso de pedestres.
Pergunta 06
-Caixa de escada e elevadores, deverão obedecer aos recuos mínimos estabelecidos (2,50m/3,00m)?
Resposta 06
- Elevadores e escada deverão obedecer aos recuos mínimos.
Pergunta 07
- Gostaríamos de saber sobre a questão do projeto do estacionamento. Se ele vai ser proporcional as fases, ou se pode ser construído de uma só vez.
Ainda sobre o faseamento, se cada fase precisa ser projetada para ser construída individualmente e se elas vão ser construídas na ordem que foram dispostas no edital.
Resposta 07
-Em relação ao estacionamento, se é totalmente em subsolo, certamente deverá ser construído de um só vez.
-Em relação ao faseamento, fica a critério do arquiteto dispor qual a melhor maneira a ser construída, seguindo o Edital e programa de necessidades.
Pergunta 08
-Com relação ao exposto no edital: Nos lotes de esquina a lateral confrontante com o logradouro terá afastamento nulo em todos os pavimentos. Pergunta: podemos, então, utilizar o afastamento confrontante com a Alamêda 17- em todos os pavimentos e não apenas no térreo?
Resposta 08
- No caso como o lote é de esquina você pode seguir examente como está descrito na Certidão de Uso do Solo, ou seja, afastamento nulo para a lateral confrontante com o logradouro.
Pergunta 09
- A inclinação da rampa deve ser de no minimo de 20%? ou no máximo? - A rampa deve distar 3,50 mts da edificação? o término da rampa ou inicio dela?
Resposta 09
- A inclinação da rampa é de no máximo 20%
- O início da rampa de acesso ao subsolo deve estar a 3,5m do limite do lote, conforme certidão de uso do solo.
Pergunta 10
-Se eu tivesse entre dois pavimentos uma área verde, com espelhos d'água, tipo uma praça, apenas para contemplação, esse espaço seria contado como área construída?
Resposta 10
- Se a área verde é coberta ela é considerada como área construída.
Pergunta 11
-Tenho algumas dúvidas quanto ao programa estabelecido.
1 - Os sanitários da recepção poderiam ser incorporados aos de serviços (funcionários), até por uma questão de economia.
2 - Quanto à taxa de 30% de permeabilidade, a mesma poderia ser através de floreiras ou diretamente no solo.
Resposta 11
- Em relação aos sanitários é interessante separar o uso dos funcionários e do público.
- Em relação a permeabilidade de 30% é recomendável que seja diretamente no solo devido ao perído chuvoso da cidade de Palmas/TO, que é intenso.
Pergunta 12
-Uma dúvida sobre a torre de escritorios:
Terei que projetar a torre de escritorios, e ela se concentra na mesma edificação da sede? Ou no mesmo lote?
Resposta 12
- A torre já deve ser projetada a nível de estudo preliminar fazendo parte da proposta para o concurso, ficando no mesmo lote, podendo a critério do arquiteto fazer parte da edificação da sede ou não.
Pergunta 13
-Gostaria de tirar uma dúvida sobre as vagas de estacionamento que devem ser previstas no projeto para o concurso (sede IAB-TO).
De acordo com o edital, entendemos que serão:
- 10 vagas para o IAB
- 50 vagas para o público IAB
- 1 vaga para cada unidade comercial (aproximadamente 40 vagas para a torre de edifícios).
Resposta 13
- Pela norma da Prefeitura Municipal de Palmas/TO a exigência é de 01(uma) vaga para cada 100m², sendo que o total seria de 39 (trinta e nove) para toda a obra. No Termo de Referência estamos solicitando 10 (dez) vagas para o IAB/TO + 50 (cinquenta) vagas para o restante total da obra, já incluso as vagas para portadores de necessidades especiais conforme descrito em 5.2
Pergunta 14
1-A Área Permeável – 30% pode ser destinada a estacionamento+pedrisco (reduzindo o nº de subsolos – em função de custos) ou permeável sem parada de veículos - efetivamente jardim?
Nota: Não encontramos esse det. no COE de TO.
2-Na proposta de paisagismo teremos a locação das árvores p/ estudo ou devemos “imaginar” oque irá sobrar na área permeável de cada proposta?
3-A TO prevista é de 50% - 550m2 e teremos 4 etapas de construção...
As possíveis marquises/passagens cobertas de pedestres ligando os blocos entrarão no cálculo de TO?
4-Ref. as vagas: Podemos ter vagas presas com manobrista? Até quantas?
Nota: Não encontramos esse det. no COE de TO. COE-SP até 3vagas presas
Ref. ao Ed. de Escritórios – 4º Etapa - Prever Andar Livre.
5- A previsão é que esses andares serão efetivamente usados ”livres” ou serão subdivididos em salas pequenas p/ locação - com possibilidade de ter todo o andar livre?
Sendo assim:
Qual a metragem –área útil - estimada por andar?
Sendo salas pequenas: -Qual a metragem mínima estimada?).
6 - Essa etapa (4º – Ed. Comercial) - Deverá ser previsto junto ao Conjunto Arquitetônico ou será Efetivamente um “Outro Empreendimento “, isto é: separado efetivamente do Bloco da Sede IAB?
Detalhe: inclusive subsolos? – ou já deveremos prever , pelo menos o SS da Torre/fundações na Etapa do SS, isto é, na 1º etapa?
Ref. a Tecnologia Construtiva:
7-A tecnologia construtiva será uma limitação considerável p/ o projeto.
P/ que o projeto seja efetivamente construído, isto é, saia do papel, o Juri dará prioridade p/:
- uma arquitetura mais ousada (afinal é a SEDE do IAB TO) ou;
- mais racional, em função do custo estimado por m2 (q não é muito e em função de não estarem contabilizados os Subsolos).
Sendo assim, qual a premissa IAB-TO p/ sua SEDE, Ousadia Arquitetônica ou Racionalidade Construtiva (p/ sair do papel em função do custo estimado)?
Resposta 14
1- Se garantida a permeabilidade do solo os 30% podem ser utilizados como estacionamento, dependendo de sua proposta.
2 - No paisagismo não haverá a informação sobre a locação das árvores, pois praticamente todo o lote é tomado por árvores do cerrado de pequeno e médio, sendo que deverá haver uma compensação da massa arbórea retirada (parcial ou totalmente) na área de reserva do sistema viário ( Av. Teotonio Segurado), em frente ao lote.
3- Áreas cobertas são consideradas no cálculo da Taxa de ocupação (TO).
4 - No código de obras de Palmas/TO não há referência sobre vagas presas com manobristas.
5 - O pavimento tipo deve ter a previsão de divisão e possibilidade de ser todo livre, ficando a critério do arquiteto o dimensionamento das salas menores conforme sua proposta . A área de cada pavimento tipo vai depender também da proposta do arquiteto: como restará em torno de 2.050,00m² para a torre, se sua proposta for de verticalização, certamente a área do pavimento tipo será menor e vice-versa se for uma proposta mais horizontal.
6- A torre já deverá ser prevista no conjunto arquitetônico, a nível de estudo preliminar, com toda a sua influência sobre as etapas de construção. Quanto a ser separada ou não do IAB, depende novamente da sua concepção de projeto.
7. Estamos propondo uma construção por etapas para que justamente saia do papel e seja realmente construída. Claro que a limitação financeira exigirá soluções que contemple o valor estipulado, pois estamos trabalhando com os pés no chão. No entanto a proposta poderá ser ousada desde que se proponha uma tecnologia compatível com o valor estabelecido. O júri é absoluto e certamente fará seu julgamento baseado no Edital.
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