Aneel apresenta seu novo manual de eficiência energética na Abesco

Brasil – Representante da Aneel e Associados da Abesco participaram de evento para discutir as recentes alterações do Programa de Eficiência Energética

Ivana Varela, para o Procel Info
 
 Brasil – A ANEEL convocou no último dia do mês de setembro, associados da ABESCO de todo o Brasil para apresentar as novidades do seu novo manual de Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE). Máximo Luiz Pompermayer, Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da agência reguladora, reuniu cerca de 50 pessoas com o objetivo maior de aproximar os executivos das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ESCOs) com o novo manual.

No encontro, o superintendente da ANEEL discorreu sobre os 10 módulos que compõem o PROPEE e destacou três pontos fundamentais: A exigência da realização dos projetos mediante chamada publica, onde se dá a oportunidade para interessados de qualquer classes de consumidor, seja por meio de ESCOs, entidades públicas ou privadas, apresentarem projetos e concorrerem com os demais, desde que sejam observados os critérios definidos pela ANEEL; A inserção no programa de eficiência energética das chamadas fontes incentivadas e a possibilidade do consumidor não apenas melhorar a eficiência no uso final, mas gerar sua própria energia, uma fonte limpa, renovável, de menor impacto ambiental. Os aprimoramentos e os incentivos criados para realizar projetos com contrato de desempenho, nos quais são exigidos a devolução do investimento realizado.

“Decidimos nessa nova regulamentação da ANEEL criar o que chamamos de procedimento de eficiência energética. Procuramos tratar cada assunto num módulo específico para facilitar o entendimento, pois assim os interessados identificam em que módulo procurar um determinado assunto, as regras e procedimentos para cada tipo de projeto”, afirma Pompermayer. “E fica mais fácil fazer os aprimoramentos módulo por módulo, sem precisar rever o toda a regulamentação.”

O executivo aproveitou ainda para elogiar a iniciativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) em buscar aproximar os agentes envolvidos no mercado de eficiência energética. “Eu considero muito importante a criação de um fórum específico para discutir isso com as associadas da ABESCO para ter uma percepção melhor de como é que elas estão enxergando a evolução dessa nova regulamentação e quais são as expectativas delas na implementação.”

O secretário-executivo da ABESCO, Marcelo Mesquita, acredita que a idéia é importante para que os associados tenham espaço para discutir com a Aneel os aspectos alterados, as novas exigências e o funcionamento do modelo de chamada pública de projetos.

Segundo o diretor financeiro da associação, Rodrigo Aguiar, a oportunidade foi interessante . “O PROPEE é hoje o maior alavancador de projetos específicos de Eficiência Energética no Brasil e essas reformulações precisam ser assimiladas e trabalhadas muito bem dentro do mercado”.

Para Marcelo Sigoli, Presidente do Conselho Fiscal da ABESCO, é essencial a necessidade das ESCOs conhecerem profundamente as novas regras e o papel da associação nesse processo. “Tivemos uma participação mais ativa na elaboração das novas regras que culminou com a vinda do superintendente para São Paulo”.

Além da ABESCO e da Aneel, também tiveram presentes no evento empresas como Efficientia, do grupo Cemig, de Minas Gerais e a Multi Empreendimentos, de Recife. Seus representantes estavam no evento e deixaram opiniões sobre as mudanças do novo manual. Ricardo Dimas Santos, da Efficientia, diz que os participantes puderam entender a complexidade dos documentos que envolvem o programa. “É importante que as ESCOs estudem e aprendam sobre a ação e aproveitem esse momento para tirar suas dúvidas”.
 
Já João Bosco Leal, coordenador comercial da Multi Empreendimentos, a presença do executivo da ANEEL foi importante nesse momento em que é preciso entender o funcionamento de cada módulo para conseguir atender as concessionárias. “Vou transformar esse conhecimento e as informações adquiridas em atividades e negócios”.

Segundo o presidente da ABESCO, José Starosta, o encontro marcou o começo de um longo processo, em função da lógica do novo PROPEE que envolve uma série de exigências criteriosas para a execução dos projetos de eficiência energética. “Agora cabe a nós trabalhar para criar bons projetos.”

Para ter acesso e conhecer o novo manual de Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE) da ANEEL, Clique Aqui.
 

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan