VII ENECS e V ELECS 2013

O VII Encontro Nacional e V Encontro Latinoamericano de Edificações e Comunidades Sustentáveis – ENECS e ELECS 2013 – será em Curitiba que, como cidade sede do evento, os espera nos dias 21 a 24 de outubro de 2013. Evento promovido pelo no Programa de Pós-graduação em Construção Civil da Universidade Federal do Paraná com o tema “Repensar a cidade existente“.

Elecs 2013

Na década de 70 do século passado foram iniciadas as discussões efetivas sobre o conceito de “desenvolvimento sustentável”, impulsionado especialmente pela crise do petróleo e alertando tanto para a finitude dos recursos naturais como para os aspectos relacionados à eficiência energética (SOUZA, 2008). Em 1972, ocorreu a Conferencia de Estocolmo, marco na discussão dos problemas ambientais, enfatizando a relação entre desenvolvimento e meio ambiente (ALVAREZ, 2011).

O conceito evoluiu em sua abrangência e, em 1987, a World Commission on Environment and Development (WCED), também conhecida como Comissão Brundtland, incorporou a questão social e econômica nessa discussão. Surgiu então a clássica definição de desenvolvimento sustentável: o desenvolvimento econômico e social que atenda às necessidades da atual geração sem que se comprometa a habilidade das futuras gerações de atenderem as suas próprias necessidades (SOUZA, 2008, BRUNTLAND, 1987).

Cinco anos depois, um novo marco foi dado pela ECO´92, conferencia realizada no Rio de Janeiro, com especial tratamento da pobreza vinculada a questões ambientais e a publicação da Agenda 21, que propunha ações globais de longo prazo em prol do equilíbrio na relação “necessidades econômicas e sociais” versus “recursos naturais” (SILVA, 2003).

Nesse contexto, a construção civil tem sido citada como a atividade humana de maior impacto sobre o meio ambiente (JOHN; SILVA; AGOPYAN, 2001). Decorre a preocupação com que arquitetos e engenheiros discutam sustentabilidade e definam pesquisas específicas e políticas públicas e empresariais.

Diversos eventos de associações internacionais de predominantemente de engenheiros (CIB) ou arquitetos (UIA) tem buscado ampliar as discussões e o comprometimento da relação entre os profissionais da construção civil e os princípios do desenvolvimento sustentável. No Brasil, não podendo estar alheia a este movimento, a ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído -, através de seu Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Sustentável, organizou em 1997, 2001, 2003, 2007, 2009 e 2011, Encontros Nacionais e Latinoamericanos sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. Sobre esta base, propõe-se a realização do ELECS 2013 em Curitiba.

Fonte: http://www.elecs2013.ufpr.br/evento/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan