Criação de “Parklets” em vagas para carros é aprovada pela Prefeitura de São Paulo

      Parklet.01                                                                                                                                                                     "Parklet" instalado na rua Padre João Manuel, ao lado do Conjunto Nacional, no bairro Cerqueira César (São Paulo)

Imagens: divulgação




  • O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, aprovou o decreto que regulamenta a criação de “parklets” – espaços de convivências implantados em vagas de estacionamento para automóveis –, no dia 16 de abril. Para promover interação social e melhorar a paisagem urbana da cidade, as minipraças temporárias abrigarão equipamentos e mobiliários urbanos, como bancos, mesas, cadeiras e paraciclos.
    A criação dos “parklets” poderá ser planejada por qualquer pessoa ou empresa. Os interessados devem contatar a subprefeitura do local, assinar um compromisso de instalação, manutenção e remoção, e apresentar um projeto para aprovação. Vale lembrar que os custos de instalação, manutenção e remoção do equipamento serão de responsabilidade do idealizador.
    Dentre as exigências impostas no decreto, a proposta deve priorizar a extensão das calçadas para o uso público, respeitar normas de acessibilidade e restrições, como a instalação dos “parklets” em vias com limite de velocidade acima de 50 km/h ou locais com faixa exclusiva de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas.
    Aos interessados em transformar o espaço urbano da capital paulista, as regras que fundamentam a concepção das minipraças podem ser consultadas no decreto nº 55.045, publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
    No ano passado, a partir de uma iniciativa do Instituto Mobiliário Verde, em razão do Dia Mundial sem carros, dois “parklets” foram instalados em bairros nobres da capital paulista e passaram por um período de testes – que resultou na regulamentação da nova intervenção urbana.
    www.capital.sp.gov.br

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!news/read/13898/cria%E7%E3o-de-parklets-em-vagas-para-carros-%E9-aprovada-pela-prefeitura-de-s%E3o-paulo

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan