10 estratégias para mudança a partir da participação social





Por Lis Cavalcante e Mariana Morais
É possível promover mudança a partir da participação social? Se olharmos em volta, veremos que  nossas cidades são construídas também pelas mãos das suas comunidades. Ao mesmo tempo, vemos que planejadores muitas vezes não contemplam as necessidades da população, impondo estruturas urbanas dissociadas das  realidades em que trabalham. Como podemos unir o saber técnico ao conhecimento e experiência dos seus usuários, construindo cidades de maneira mais colaborativa?
Com o avanço da cultura digital, da propagação da tecnologia, do aumento da consciência ambiental e demais transformações urbanas e sociais, novas práticas de gerir, desenhar e participar das nossas cidades são demandadas. A partir do Urbanismo Colaborativo, buscamos aproximar os cidadãos das decisões coletivas, conferindo autonomia às populações locais e promovendo a integração de todos os atores envolvidos na construção das nossas cidades.
O livro “Designing for Social Change [Projetando para a mudança social] nos traz inspirações de como trabalhar colaborativamente de forma efetiva. A obra de Andrew Shea, focada no design gráfico, sugere que a função social da profissão é satisfazer as necessidades da sociedade em geral – especialmente daqueles com dificuldade de acesso a serviços especializados. São apresentados 20 casos de trabalhos voluntários com comunidades dos Estados Unidos, e estratégias de engajamento são ilustradas.
Apesar do autor entender que sugerir estratégias específicas pode não ser muito realista (já que cada comunidade tem sua particularidade), ele  ainda assim acredita que tais sugestões podem ajudar a identificar os desafios, guiar o processo, identificar e resolver problemas neste tipo de trabalho.
Acreditamos que os tópicos elaborados podem ser aplicados a outros profissionais e instituições que procuram trabalhar colaborativamente com comunidades. Por isso, com base na obra de Andrew Shea e na nossa experiência, compartilharemos aqui 10 estratégias que podem auxiliar na construção de alguma mudança a partir da participação social. Confira:

1. Aproxime-se da comunidade com que está trabalhando

Aproximar-se da comunidade como estratégia de participação social
Comunidade Manantiales de Paz. Foto: Sebastián Calderón
Trabalhos com comunidades exigem integração e compreensão. Dedicar seu tempo para conhecer as pessoas com quem estará trabalhando, conhecer os líderes comunitários e incentivá-los a serem seus parceiros no projeto aumentará o entendimento sobre suas necessidades. Preparar-se para perder um pouco do controle sobre seu processo de trabalho e deixar as ideias da comunidade direcionarem as decisões também é importante.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan