Armazenamento de energia em residências

Maurício Bernardes

Os dispositivos de armazenamento de energia com aplicação residencial vêm ganhando espaço entre consumidores fora do Brasil, na condição de aliados da geração distribuída e intermitente de energia por fonte renovável, principalmente solar.
Isto tem acontecido em países com uma política tarifária variável ao longo do dia e que permitem a comercialização de excessos da produção distribuída em horários de pico, e a compra e o armazenamento de energia em horários com tarifas mais baixas, reduzindo o valor da conta do consumidor.

Um dos dispositivos de armazenamento de energia disponíveis para residências é oPowerwall da empresa Tesla, lançado em meados de 2015, e que nos primeiros quatro meses de 2016 contou com cerca de 2500 unidades entregues.
A Tesla, empresa fabricante de veículos elétricos com 13 anos de existência, e que atua também no segmento de baterias residenciais, aposta numa redução dos custos deste tipo de dispositivo com o aumento da escala de produção, e na consequente disseminação do conceito de armazenamento distribuído.
Powerwall, além de armazenar a energia gerada por painéis solares instalados na própria residência para ser usada em horários de maior demanda, funciona também como um backup no caso de falta de energia da rede pública.

Ilustração do Powerwall da Tesla, instalado externamente.

Esquema de geração de energia elétrica por fonte solar (fotovoltaica) e armazenamento em sistema residencial de baterias – Powerwall da Tesla.
Sistema com a mesma função foi desenvolvido pelo grupo empresarial inglês Moixa Group, com modelos cuja capacidade de armazenamento varia entre 2 e 6 kWh.
O dispositivo residencial da Tesla está disponível com custo aproximado de US$ 3,5 mil (sem contemplar o custo de instalação e de alguns outros elementos, como o inversor), capazes de trazer autonomia à uma residência média, durante a noite. Conjuntos que associam tais baterias podem ser instalados em residências com maior demanda de energia.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan