Como Anda na semana do Pedestre: muitas novidades para os caminhantes!

Dia Mundial do Pedestre é celebrado em 8 de agosto, data da foto que estampa a capa do disco dos Beatles atravessando a Abbey Road em Londres


None animated GIF

Andar a pé é a primeira grande conquista, aprendizado, marco na vida do indivíduo. É a forma mais democrática, sustentável, saudável e econômica de se deslocar pela cidade.
O caminhar é um direito humano básico, independente de se é feito com os pés, com auxílio de uma bengala, muleta, ou em uma cadeira de rodas. Portanto, quando tratamos do tema estamos também colocando o direito à cidade em pauta e discutindo a forma das nossas cidades, da infraestrutura que garante o ir e vir dos pedestres e que conecta esta rede com infraestrutura de transporte público; estamos tratando do planejamento urbano, da organização das funções da cidade, de seus espaços públicos.
No Brasil, de acordo com dados da Associação Nacional dos Transportes Públicos (2012), cerca de um terço das viagens cotidianas nas cidades é realizado a pé. Ao somar as caminhadas vinculadas ao transporte coletivo, este valor se torna superior a dois terços. Logo, é o modo de transporte mais utilizado em todas as cidades do país.
Cidades caminháveis trazem benefícios tanto para quem caminha quanto para quem vivencia a cidade: promovem encontros, ativam espaços públicos, tornam as ruas mais seguras, aumentam o volume de negócios nos comércios.
A vivência da cidade pelos pés transforma, de alguma maneira, o cidadão em um defensor do espaço público caminhável. Com isso, o caminhar estimula a sociedade a participar das tomadas de decisão da sua cidade ou do seu bairro, promove articulação entre pessoas com objetivos comuns e, principalmente, impulsiona que se coloque o interesse coletivo acima do individual.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan