Armazenamento de energia: sistema de baterias de Lítio

 Maurício Bernardes


Diversas iniciativas em todo o mundo têm procurado ajustar a complexa equação que envolve de um lado a oferta e a demanda de energia, e do outro a redução dos impactos da geração, distribuição e armazenamento de energia. Ainda são comuns gastos exorbitantes decorrentes de falhas na produção e distribuição de energia elétrica no mundo, que só nos EUA alcançaram a cifra anual de US$ 130 bilhões.
Para fazer frente a este cenário, uma das apostas globais tem sido a concepção de sistemas mais estáveis e resilientes pelo uso de tecnologias que viabilizem a geração e o armazenamento distribuídos de energia elétrica associados a fontes renováveis de energia.
Complementando as informações da publicação deste blog ocorrida em novembro de 2015 (Sistemas de armazenamento de energia: Tendências para o setor elétrico), exploro um pouco mais o uso de baterias de lítio para este armazenamento.
AES Corporation, após estudos iniciados em 2006, divulgou em evento recente no Brasil a plataforma “Advancion Energy Storage”. Através de uma operação flexível, a plataforma permite o controle automatizado de um sistema modular de armazenamento de energia de grande escala, ajustado para diferentes capacidades de acordo com a oferta e a demanda de energia.
A plataforma recebeu em 2016 o “Edison Award” o maior reconhecimento concedido às inovações da indústria de energia, por ter viabilizado economicamente uma solução que torna o sistema de geração e distribuição mais inteligente, resiliente, e integrável a fontes renováveis de energia, e por servir como alternativa à construção de novas usinas geradoras de energia para picos de demanda.
O grupo AES, que opera como uma das concessionárias de energia no Brasil desde 1997 está presente em 18 países, alcançando faturamento de cerca de US$ 15 bilhões no ano passado. Atualmente é a maior operadora de sistemas de armazenamento de energia por baterias no mundo.

Esquema de armazenamento e gestão do sistema Advancion Energy Storage da AES
Em instalações espalhadas pelo Chile, EUA, Irlanda do Norte, entre outros países, com capacidade acumulada de armazenamento de 116 MW, a plataforma de armazenamento da AES está ganhando espaço no mercado e alcançará nos próximos anos cerca de 400 MW distribuídos em 7 países.
Com capacidade de suprir energia por períodos entre 15 minutos e 4 horas, a plataforma Advancion Energy Storage opera em módulos com capacidade entre 100 kW e 2 MW, com eficiência variando entre 85% e 90% no ciclo completo (armazenamento – retorno à rede). O sistema de armazenamento utiliza princípio eletroquímico, com baterias seladas, normalmente de Lítio.
As aplicações mais recentes de armazenamento em escala de energia através de baterias de Lítio têm reduzido os custos de implantação, e tem conquistado a confiança de investidores, também pelos resultados positivos obtidos em outras aplicações do dia-a-dia das pessoas, como as observadas em aparelhos eletrônicos.
Para se ter uma ideia do volume de aplicações no cotidiano das pessoas, em 2012 cerca de 44GWh de capacidade de armazenamento em baterias de última geração estavam em operação no mundo, com a participação de diferentes fabricantes no mercado, conforme ilustrado a seguir:


Fonte e artigo completo: http://blogs.pini.com.br/posts/tecnologia-sustentabilidade/armazenamento-de-energia-sistema-de-baterias-de-litio-371918-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan