Mostras comemoram centenário de Lina Bo Bardi

Têm abertura marcada para a próxima terça-feira (7 de outubro), em São Paulo

Duas exposições que fazem parte das comemorações do centenário de nascimento da arquiteta e urbanista ítalo-brasileira Lina Bo Bardi têm abertura marcada para a próxima terça-feira (7 de outubro), em São Paulo. As mostras Arquitetura Política de Lina Bo Bardi, com curadoria de André Vainer e Marcelo Ferraz, e Lina Gráfica, com curadoria de João Bandeira e Ana Avelar, serão inauguradas às 20 horas no Sesc Pompéia, em Barra Funda.

A exposição Arquitetura Política explora três importantes projetos de Lina — Masp e Sesc Pompeia, em São Paulo, e Solar do Unhão, na Bahia — por meio de estudos, plantas, documentos, fotografias e documentários. Essas obras, pautadas na convivência humana, na ocupação criativa e na relação com o caráter público da cidade, ressaltam o cunho político do trabalho de Lina Bo Bardi.

Já a mostra Lina Gráfica reúne ilustrações e desenhos não arquitetônicos, além de projetos no âmbito do design gráfico, realizados pela arquiteta entre as décadas de 1940 e 1980, na Itália e no Brasil, visando apresentar ao público uma importante e ainda pouco conhecida faceta da produção da arquiteta.

Os trabalhos ficam em cartaz de 8 de outubro a 14 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados das 10h às 19h, com entrada franca.

Saiba mais sobre Lina Bo Bardi

Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma arquiteta modernista italiana. Sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo. Ela completaria cem anos em dezembro de 2014. Durante seus últimos dez anos de vida, após a inauguração do SESC Pompeia em 1982, Lina abriu uma nova fase em sua carreira.

Apoiada pelos seus jovens colaboradores, Marcelo Ferraz, André Vainer e Marcelo Suzuki, produziu projetos que apontavam para uma renovação da arquitetura brasileira. Após sua morte, em 1992, o reconhecimento desses anos foi potencializado pelo Instituto Bardi, graças a suas exposições, publicações e presença na mídia. Lina tornou-se uma referência internacional.

Via FNA

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=32316

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan