Em foco: Alvar Aalto

Cortesia de decofilia    Cortesia de decofilia

“Tornar mais humana a arquitetura significa fazer uma arquitetura melhor e alcançar um funcionalismo muito mais amplo que o puramente técnico."

Há 117 anos nascia um dos maiores arquitetos da história: o finlandês Alvar Aalto. Pioneiro do design e da arquitetura moderna, Aalto se graduou com distinção em 1921 na Universidade de Tecnologia de Helsinki, onde surgiram os primeiros traços de sua arquitetura.

Quando decidiu ser arquiteto, viajou para Helsinki, para o único local onde se oferecia o curso de arquitetura na Finlândia: a Universidade de Tecnologia de Helsinki. No outono de 1923, logo após casar-se com Aino Marsio, uma arquiteta com a qual trabalhou durante 25 anos, Aalto estabeleceu um escritório em Jyväskylä, local onde passara a infância.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Casa Experimental Muuratsalo, 1953. © Nico Saieh     Casa Experimental Muuratsalo, 1953. © Nico Saieh

Seus desenhos sempre foram marcados por constantes pesquisas e transformações, partindo do classicismo nórdico, passando pelo funcionalismo puro, até se converter numa referência internacional para o Movimento Moderno, fazendo uso da forma orgânica e de materiais naturais.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Igreja de Riola, 1978. © Franco Di Capua        Igreja de Riola, 1978. © Franco Di Capua

Depois de todas estas mudanças e transformações, Aalto finalmente alcançou uma visão da arquitetura como uma obra de arte completa, considerando desde o mobiliário até o controle da luz e do espaço. Assim, tornou-se conhecido por ser o projetista de todas as escalas.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Stephanuskirche, 1968. © Samuel Ludwig         Stephanuskirche, 1968. © Samuel Ludwig

Para homenagear este mestre da arquitetura nórdica, reveja alguns dos mais importantes projetos de Aalto publicados em nossa página, como a Casa Experimental Muuratsalo, a Universidade Jyväskylä e a Villa Mairea

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Universidade Jyväskylä, 1959. © Nico Saieh         Universidade Jyväskylä, 1959. © Nico Saieh

Clássicos da Arquitetura: Casa Experimental Muuratsalo / Alvar Aalto

Pouco depois da morte de sua esposa em 1949, Alvar Aalto começou o projeto de um lugar para suas escapadas do verão, no litoral ocidental da Ilha Muuratsalo, Finlândia. Através do processo de desenho da casa, este projeto se converteu num estúdio experimental da materialidade, da construção da arquitetura e da filosofia.

Leia o artigo: http://www.archdaily.com.br/br/01-50705/classicos-da-arquitetura-casa-experimental-muuratsalo-alvar-aalto

Clássicos da Arquitetura: Jyväskylä University / Alvar Aalto

Depois da competição para o plano geral, no final de maio de 1951, para o Instituto de Jyväskylä de pedagogia, foram iniciados os trabalhos sobre os planos de cada um dos edifícios individuais que seriam adicionados ao complexo existente.

Leia o artigo: http://www.archdaily.com.br/br/01-99052/classicos-da-arquitetura-jyvaskyla-university-alvar-aalto

Clássicos da Arquitetura: Villa Mairea / Alvar Aalto

Um collage de materiais entre os troncos das bétulas na paisagem finlandesa: uma residência de hóspedes e retiro rural. Experimentação de ideias e formas, um projeto estranhamente coeso. A partir de um pequeno monte de terra compactada surge uma cerca grosseiramente constituída de longas varas de madeira.

Leia o artigo: http://www.archdaily.com.br/br/01-170811/classicos-da-arquitetura-villa-mairea-alvar-aalto

Fonte:Romullo Baratto. "Em foco: Alvar Aalto" 03 Feb 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 3 Fev 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/761541/em-foco-alvar-aalto

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan