CETAC incorpora novas câmaras de metrologia acústica

Apesar de estar ligado às tecnologias do ambiente construído, o CETAC ensaia e fornece medições para outros setores como o automotivo e a indústria de eletrodomésticos. Mas as novas câmaras chegaram para atender às demandas do setor de construção civil e podem até fazer análises de fugas de ruído pelo sistema de holografia acústica por meio de uma antena com 36 microfones.
CETAC incorpora novas câmaras de metrologia acústica
O físico e pesquisador do laboratório de conforto ambiental do CETAC - Centro Tecnológico do Ambiente Construído, do IPT, Marcelo de Mello Aquilino, é conhecido entre os acústicos. Além de participar da comissão técnica da Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, Aquilino desenvolve uma tese de doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP para definir descritores acústicos em estudos epidemiológicos. Como pesquisador do CETAC, Aquilino tem motivos para comemorar a entrada em funcionamento de três novas câmaras de medição no laboratório do campus do IPT.
Apesar de estar ligado às tecnologias do ambiente construído, o laboratório ensaia e fornece metrologia para outros setores como o automotivo. Mas as três novas câmaras agora em atividade chegaram para atender às demandas do setor de construção civil. Uma dessas unidades de medição será usada para aferir o impacto de ruído em pisos e deve atrair a crescente indústria de pisos flutuantes que tem lançado produtos que podem minimizar um gigantesco conflito em condomínios de vizinhos que reclamam da bolinha, da pata do cachorro e do salto alto feminino no andar de cima. Aquilino explica que esta câmara ainda se encontra em fase de testes e, quando entrar em operação, vai medir a rigidez dinâmica, com martelo de impacto, de pisos que não utilizam mantas resilientes nos contrapisos.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan