Rede de Arquivos Iphan

Acervo Digital
Rede de Arquivos Iphan é um repositório de documentos digitalizados que integra os conteúdos produzidos pelo Iphan, acumulados em 80 anos de política de preservação do patrimônio cultural, atualmente distribuídos nas 60 unidades da instituição, em 54 cidades. Entre os documentos estão inventários, imagens, plantas, dossiês, relatórios de obras e processos de tombamento, além de rica documentação iconográfica e cartográfica. O sistema permite buscas a partir do nome do bem, localidade, tipo de documento - entre outros parâmetros -, sem comprometer a integridade da documentação ou desmembrar os acervos físicos.
Inicialmente, estão acessíveis cerca de 500 processos de tombamento de bens culturais de todo o País, digitalizados pelo Arquivo Central do Iphan, no Rio de Janeiro, e os acervos do Instituto nos centros históricos das cidades de Belém (PA), Goiás (GO), João Pessoa (PB) e Lapa (PR), envolvendo as superintendências desses estados, além de Pernambuco, cujo arquivo guarda documentos da capital paraibana, por ter sido parte de sua região de abrangência técnico-administrativa até 2004. 
Nas próximas etapas do projeto, serão incluídos os conteúdos produzidos pelas demais unidades e o restante dos processos de tombamento, que estão sendo tratados, indexados e digitalizados para inserção nessa plataforma. A Rede foi selecionada na Chamada Pública de Seleção para Apoio a Projetos de Preservação de Acervos – Ano 2010, promovida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e está sendo desenvolvida desde agosto de 2013.

Botão Rede de Arquivos

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan