Espaços públicos – base da vida urbana



Croqui espaço público. Fonte: ArchDaily
Croqui espaço público. Fonte: ArchDaily


As intervenções nos espaços públicos, trazem a possibilidade de dialogar-se com diversos setores, já que o espaço público é a base da vida urbana – lugar onde se desenvolvem diversas funções e relações sociais de maneira igualitária, podendo através de um bom planejamento contribuir com o desenvolvimento urbano positivo de uma cidade.
Os espaços públicos devem possuir alguns elementos que tornam a vida urbana melhor referente a segurança e bem estar, tais como arborização, mobiliário urbano, sinalização, edifícios com fachadas ativas e acessos ao nível da rua.
O espaço público é um misto de funções- é o lugar de fruição, lazer, cultura e interação.
Ultimamente as pessoas vem ocupando os espaços públicos de formas diversificadas, sejam com manifestações, eventos musicais e culturais. Portanto é necessário desenvolver estratégias de desenho urbano que garanta com qualidade de espaço, mobilidade e infraestrutura esses espaços para o uso da população, utilizando a escala humana, garantindo a prioridade para os pedestres e a segurança. Assim as pessoas terão uma melhor possibilidade de se apropriarem da cidade de maneira interativa e saudável, garantindo a vida urbana de qualidade na cidade, tornando-a mais viva.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan