Esses dois projetos futuristas tem estruturas inspiradas na natureza… e o resultado é incrível!

Escrito por: 


Independente da crença que qualquer um possa ter sobre a formação do planeta Terra, não há como se ter dúvidas de que a natureza foi concebida de forma perfeita. E mesmo os mais extraordinários artistas, como Da Vinci, jamais conseguiriam criar algo tão magnífico quanto uma pequeníssima parcela dessa infinita e complexa maravilha. Mas a natureza pode, sim, sempre servir de inspiração para as criações humanas. Na arquitetura, por exemplo, têm-se exemplos de obras que se assemelham a natureza ou que buscam recriar suas condições artificialmente.
Vejamos, a seguir, dois belos exemplos de edificações em que forma e função foram dedicadas ao mundo natural.
butterfly_pavilion_06-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de Pixabay)

+ Al Noor Island

Em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, o austríaco André Heller, juntamente com a estatal de desenvolvimento Shurooq, elaborou um masterplan para Al Noor Island. Trata-se de um parque com dois hectares e meio de terra. A área só é acessível através de uma passarela de cem metros de comprimento, feita em fibra de vidro e com balaustradas de alumínio.
A ideia de Heller era que essa ilha abrigasse uma variada gama de funcionalidades. Por isso, foi acrescido ao seu planejamento, pela empresa 3deluxe, um conjunto de pavilhões e edifícios temáticos. Um deles é o Butterfly Pavilion, que tem uma estrutura poligonal com duzentos e trinta metros quadrados, em vidro; aberturas zenitais orgânicas e um telhado formado por uma estrutura espacial ondulante.
butterfly_pavilion_05-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de Inhabitat)
butterfly_pavilion_04-blog-da-arquitetura
(imagem extraída de Inhabitat)

+ The Butterfly Aviary

Dentro do Butterfly Pavilion, os projetistas conseguiram criar um ecossistema artificial.  Entre elementos estruturais, instalações artísticas e plantas tropicais, cerca de quinhentas borboletas exóticas, vindas da Malásia, voam livremente, protegidas por essa caixa transparente climatizada. Aqueles que visitarem o aviário terão uma verdadeira experiência multissensorial. Além das espécies vivas, pode-se apreciar a trilha sonora ambiente, o mobiliário confortável e a decoração em padrões gráficos florais repetitivos.
butterfly_pavilion_02-blog-da-arquitetura
(imagem de Christian Bauer extraída de Archdaily; e imagem extraída de World Build 365)
Acima da estrutura transparente, com um pé-direito que varia de três e meio a cinco metros e meio, tem-se uma incrível e altamente complexa estrutura, composta com quatro mil flores em alumínio dourado, em peças de diversos tamanhos. A superfície em 3D foi modelada com elementos pré-moldados feitos com um material mineral chamado de krion thermoformed. Há três secções de encaixe, três pilares, nove pontos de apoio e conectores de nós inteligentes.
Esse belíssimo exoesqueleto, de cobertura e fachada floral, tem mais do que uma função estética, servindo também de proteção para o cubo de vidro. A estrutura dourada proporciona o sombreamento interno. E ela também ajuda a canalizar o ar quente, próprio dessa região árida de deserto, para fora. Isso ajuda a regular o clima dentro da edificação, assegurando uma atmosfera apropriada para plantas e borboletas.
butterfly_pavilion_01-blog-da-arquitetura
(imagemde Joaquín Busch extraída de Archdaily)
butterfly_pavilion_03-blog-da-arquitetura
(imagemde Joaquín Busch extraída de Archdaily)

Fonte e artigo completo: http://blogdaarquitetura.com/esses-dois-projetos-futuristas-tem-estruturas-inspiradas-na-natureza-e-o-resultado-e-incrivel/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan