Guia da Sustentabilidade na Construção está disponível no site da CBIC

Guia da Sustentabilidade na Construção está disponível no site da CBIC

 A CBIC lançou no último dia 22 de março o Guia de Boas Práticas em Sustentabilidade na Indústria da Construção que visa apoiar um movimento mais consistente de promoção da sustentabilidade e o alcance de um novo patamar de desempenho na Construção.

O guia apresenta uma seleção de iniciativas empresariais que buscaram gerar resultados positivos ambientais, econômicos e sociais de forma integrada.

Nele constam exemplos práticos já implementados, testados e aperfeiçoados por empresas da cadeia produtiva da Construção, visando reduzir as incertezas e ampliar as chances de êxito de empresas que decidirem trilhar o caminho da sustentabilidade, tomando como ponto de partida algumas das iniciativas apresentadas.

Durante o lançamento o projetista da Consciente Construtora, Augusto Fernandes, fez uma exposição sobre o Desenvolvimento Imobiliário, demonstrando a experiência da empresa na “Construção de calçadas seguindo os princípios da sustentabilidade”.

O modelo de calçada desenvolvido pela Consciente Construtora alia acessibilidade e sustentabilidade. Adequada para pessoas com mobilidade reduzida, a “Calçada Consciente” foi também projetada para melhorar a permeabilidade e drenagem do solo, é quase inteiramente construída com entulhos e restos de obras (cerca de 80% da matéria-prima), e possui arborização e mobiliário urbano adequados.

Como benefícios desse modelo, estão: a garantia do direito constitucional de ir e vir para todos os cidadãos; a promoção da inclusão social ao viabilizar acessibilidade plena a pessoas portadoras de necessidades especiais; maior segurança e conforto nos deslocamentos de todas as pessoas e, em especial, de idosos, crianças, pessoas com mobilidade reduzida (temporária ou permanente); melhora as condições de trabalho do profissional de limpeza urbana, e redução do risco de alagamento e inundações.

A primeira “Calçada Consciente” foi projetada construída pela Consciente Construtora e Incorporadora em 2009, em Goiânia/GO. O projeto contempla os três pilares da sustentabilidade, observa a legislação brasileira no que se refere à acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos (ABNT NBR 9050) e, ainda, respeita o Estatuto do Pedestre de Goiânia.

As principais características da Calçada Consciente são: drenagem de água pluvial: sistema de escoamento, captação e infiltração de água pluvial composto por três processos: valas de infiltração, caixas de infiltração e pavimentos drenantes com capacidade de absorção de 4 mil litros; reutilização de materiais: os entulhos gerados com a retirada da calçada anterior são usados na fabricação do concreto ou no enchimento das valas de infiltração, e acessibilidade: piso homogêneo, livre de obstáculos, e instalações de pisos táteis de alerta nos locais apropriados.

Clique aqui para acessar essa e outras iniciativas de sustentabilidade promovidas por empresas do setor da construção. 

Para acessar o guia: http://www.cbic.org.br/arquivos/Guia_de_Boas_Praticas_em_Sustentabilidade_CBIC_FDC.pdf

Fonte:  http://www.aecweb.com.br/ent/cont/p/guia-da-sustentabilidade-na-construcao-esta-disponivel-no-site-da-cbic_35_7126

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan