Iluminação Eficiente: lançado livro sobre iluminação produzido pela Eletrobras Procel e Parceiros

Brasil – O livro registra o conhecimento desenvolvido nos últimos anos pela Eletrobras Procel e parceiros na área da iluminação residencial, comercial e pública

Marisol Zozimo, para o Procel Info

Capa_livro_iluminacao

Brasil – Foi lançado neste mês o livro “Iluminação Eficiente – Iniciativas da Eletrobras Procel e Parceiros”, que foi produzido com base nos conhecimentos desenvolvidos pela Eletrobras Procel e seus mais diversos parceiros na área de iluminação residencial, comercial e pública.
O livro foi elaborado, agrupando a cada capítulo, as experiências dos próprios participantes nos respectivos projetos desenvolvidos ao longo dos anos em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel). Desta forma, foi conseguida maior confiabilidade dos relatos, proporcionando um registro mais preciso dos trabalhos executados.
No total são 24 artigos relatados no livro, distribuídos ao longo de sete capítulos, escritos por 41 profissionais de diversos órgãos e instituições, tais como:
- Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi);
- Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux);
- Centros de Demonstração da PUCRS, Cepel, UFSC e Eletrobras Eletrosul;
- Centro de Excelência em Eficiência Energética (Excen/Unifei);
- Centro de Excelência em Iluminação Pública (Labelo/PUCRS);
- Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel);
- Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
- Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (Labee/UFSC);
-Laboratório de Eficiência Energética (Leener/UFJF);
- Ministério do Meio Ambiente (MMA);
- Testtech Laboratório.

O engenheiro eletricista da Eletrobras, Marcos Alexandre Couto Limberger, um dos organizadores do livro, destaca a importância de iniciativas como essa para uma iluminação mais econômica e eficiente “Geralmente a Eletrobras Procel atua apoiando atores do mercado a transpor barreiras técnicas que impedem o desenvolvimento de um determinado setor. Essa atuação se dá por meio de ações como: apoio à realização de pesquisas e estudos junto à academia e aos Centros de Excelência; de capacitação laboratorial para realização de ensaios; da mobilização de agentes para elaboração de regulamentos, normalização e criação de leis; de incentivos ao uso de equipamentos eficientes para iluminação, como é o caso do Procel Reluz e do Selo Procel Eletrobras, por exemplo”.
Detalhando um pouco do conteúdo da publicação, ela apresenta alguns conceitos a respeito de iluminação, um panorama do mercado de equipamentos no Brasil e destaca alguns programas governamentais que atuam nessa área, coordenados pelo Inmetro, Aneel e pela própria Eletrobras. A obra contém ainda, informações a respeito dos benefícios do Programa Procel Reluz e do Selo Procel Eletrobras, de algumas iniciativas educacionais e de disseminação dos temas iluminação e eficiência energética, bem como dos esforços da Eletrobras Procel, do Inmetro e de laboratórios para que produtos de iluminação mais eficientes sejam comercializados no mercado.
Entre as novidades na área de iluminação, relatadas no livro, estão as pesquisas e estudos com lâmpadas LED, ações relacionadas ao descarte de lâmpadas fluorescentes e ao trabalho de atualização, revisão e criação de normas para iluminação.
A elaboração do trabalho levou aproximadamente um ano e meio, desde a ideia inicial e o contato com os parceiros até a impressão da obra.
O gerente da Divisão de Planejamento e Fomento da Eficiência Energética da Eletrobras Procel, Emerson Salvador, destacou que “os avanços do Selo Procel Eletrobras, uma vez que envolve profissionais da cadeia produtiva, que buscam aprimorar seus produtos para uma melhor eficiência, envolve pesquisadores dos diversos laboratórios que avaliam equipamentos usados na iluminação e os mestres da academia brasileira, que têm se comprometido com pesquisas e na formação de mão de obra para trabalhar nessa área”.
Para Marcos Limberger, esses artigos têm contribuição para os profissionais da área por trazer um conhecimento que pode ser facilmente consultado e disseminado, já que a obra está disponível para download gratuito no Procel Info..


Para fazer download do livro, clique aqui.

Fonte: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7B8D1AC2E8%2DF790%2D4B7E%2D8DDD%2DCAF4CDD2BC34%7D&params=itemID=%7B36888638%2DD6CC%2D4E1D%2DBBBF%2D5E58C0FAD093%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB%2D05D4%2D4644%2DA8F2%2DFAD4803C8898%7D

 

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan