3º Seminário Internacional de Arquitetura, Urbanismo e Design: Arquiteturas do Mar, da Terra e do Ar



A Arquitetura é a marca definitiva da ação do homem sobre o ambiente. Ela torna-se, sem dúvida, o receptáculo privilegiado de um tempo significativo: como memória viva das culturas que a produziram, celebra os acontecimentos e as instituições importantes e, ao mesmo tempo, traduz uma visão do cosmos que impõe ao espaço indiferenciado a ordem humana traduzida por um modo específico de estar e de ser. 
Essa é a maneira do espaço do homem se diferenciar do espaço "natural". Mas, se a Arquitetura fornece ao homem lugares de residência que definem um habitat artificial, um ambiente humanizado que serve de palco à sua vida quotidiana, é certamente na expressão arquitetônica de uma região ou de um modo de construir ligado a uma economia que poderemos distinguir as suas manifestações mais genuínas.
E, assim, essa manifestação, que surge sempre vinculada a um espaço real e àquelas condições de sobrevivência dependendo sobretudo de uma apropriação culturalizada desse espaço, torna-se o testemunho vivo de uma maneira de estar no mundo específica.
Por tudo isto, justificar-se-á sempre olharmos detidamente para as “arquiteturas do mar”, como resultado de uma fixação ribeirinha, as “arquiteturas da terra”, como origem de toda a atividade construtiva e as “arquiteturas do ar”, como sonho babélico da capacidade empreendedora humana.
O 3º Seminário Internacional da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa, "Arquiteturas do Mar, da Terra e do Ar", acontece de 13 a 15 de outubro na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e é organizado pelas escolas de arquitetura portuguesas que integram a Academia.

Temas abordados no Seminário
  • Arquitetura e Memória
  • Cidades desejadas e sonhadas
  • Eco-Arquiteturas
  • As ordens do território
  • Economia do ambiente
  • Ideias de amanhã
Para mais informações e inscrições, acesse a página da Academia. Os pedidos de esclarecimento devem ser enviados para o endereço geral@aeaulp.com. O diploma do seminário será validado por todas as escolas portuguesas que integram a comissão organizadora.
Fonte:Romullo Baratto. " 3º Seminário Internacional de Arquitetura, Urbanismo e Design: Arquiteturas do Mar, da Terra e do Ar " 26 Aug 2014. ArchDaily. Accessed 28 Ago 2014. http://www.archdaily.com.br/br/626019/3o-seminario-internacional-de-arquitetura-urbanismo-e-design-arquiteturas-do-mar-da-terra-e-do-ar

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan