Brasilia recebe exposição "Olhares múltiplos sobre cinco cidades "

Picture
detalhe de desenho de José Octávio Cavalcante


Depois de grande sucesso de crítica e público em Belo Horizonte (cerca de 50 mil visitantes) exposição que apresenta trabalhos de quatro artistas plásticos sobre cinco das mais importantes metrópoles brasileiras chega à Galeria Mário de Andrade no IPHAN em Brasília



Quatro talentosos artistas plásticos com técnicas e estilos diversos - José Octavio Cavalcanti (desenho), Júlia Bianchi (aquarela), Roberto Marques (colagem) e Altino Caldeira (acrílica) - criaram 61 obras retratando paisagens e pontos significativos que melhor caracterizam cinco das mais importantes cidades brasileiras: Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O resultado desse coletivo artístico o público poderá conferir na exposição “Olhares Múltiplos sobre cinco cidades” com abertura no próximo dia 18 de julho (para convidados), ficando em cartaz no período de 21 de julho a 22 de setembro no IPHAN, na Galeria Mário de Andrade, em Brasília.
Para cada cidade foi confeccionado um texto histórico, de autoria de Leonardo José Magalhães Gomes, apresentando as suas principais características históricas e culturais, e para cada local ou monumento foi elaborado um verbete com dados históricos, estilístico ou autoral.
Para a presidente do IPHAN, Jurema Machado, o uso de técnicas diversas – desenho, aquarela, acrílica e colagem – das mais tradicionais às mais contemporâneas, resulta em um todo instigante que fala de ordem e de caos, de permanência e transfiguração, de rupturas e retorno à paisagem natural, do instável e do instituído.  “Poder mostrar esses trabalhos a partir do IPHAN é um estímulo ao compartilhamento da nossa reflexão cotidiana sobre a permanência dos valores das cidades, sobre aquilo que, entre mudanças contínuas, buscamos como essência inalterável”, frisou.
Altino Caldeira produziu quinze telas em formato grande em que afirma o aspecto lúdico e acentua detalhes inesperados da paisagem urbana pelos jogos de cores muito vivas e formas recriadas, que sugerem um universo inusitado, discernido no estereotipado emaranhado urbano pela visão especial do artista. Já o traço de José Octavio Cavalcanti se distingue pela precisão, minúcia epoiesis características, frutos de uma observação criativa que integra a capacidade de apreensão do universo urbano à chama da fantasia e da emoção.
As aquarelas de Júlia Bianchi retratam tanto paisagens urbanas amplas como edificações específicas e pequenos detalhes dos locais visitados, comprovando, por sua beleza e propriedade no tratamento dos motivos, a criatividade e versatilidade da artista e o domínio do meio de expressão por ela escolhido.
Por outro lado, Roberto Marques define sua técnica de colagem como um desenho com tesoura, ou seja: primeiro, ele concebe as imagens no papel para depois as recortar, usando tesouras ou, conforme a necessidade de precisão, bisturis cirúrgicos. Em seguida, elas são coladas e passam, assim, a compor os objetos, cenários, paisagens e personagens desejados.
A exposição é um deleite para os amantes das artes plásticas, sobretudo pela diversidade de técnicas utilizadas e pela beleza das obras. O público leigo, contudo, ficará igualmente encantado ao ver retratado monumentos e paisagens bem conhecidos das cinco cidades. Aliás, como afirma a produtora executiva da mostra Andréa Matos, “Olhares Múltiplos sobre cinco cidades pretende divulgar as características culturais, arquitetônicas e históricas dessas cidades, buscando, principalmente, estimular o sentimento de pertencimento dos brasileiros por suas próprias cidades e o conhecimento das outras por meio de belíssimas obras de arte”.
O designer Flávio Vignoli assina a museografia da exposição, que é fruto de projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig e Alumar, apoio do IPHAN e realização da Via Social Projetos Culturais e Sociais.

Serviço:
O quê: Exposição Olhares Múltiplos sobre cinco cidades
Quem: Altino Barbosa, José Octavio Cavalcanti, Júlia Bianchi e Roberto Marques
Onde: IPHAN – Galeria Mário de Andrade – Quadra 713/913 Sul – Lote “D” – Térreo – Tel. (61) 2024-5453
Quando: Abertura para convidados dia 18 de julho e para o público em geral no período de 21 de julho a 22 de setembro, de segunda a sexta-feira, de 10 às 19 horas.
Quanto: Entrada franca
Assessoria de Imprensa: Henrique Godoy – (31) 3342-1692 / (31)8844-8986
Fonte: http://www.iabdf.org.br/notiacutecias/brasilia-recebe-exposicao-olhares-multiplos-sobre-cinco-cidades

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan