Cinema e Arquitetura: "Lista de Espera"

E

Um grupo de desesperados viajantes cubanos tentam conseguir uma senha na lista de espera para pegar o próximo ônibus, que nunca chegará. Solitários passageiros que na realidade não vão a nenhum lugar e passam a ver a velha estação - da qual querem escapar - se transformando num espaço humano, amável e cotidiano. É assim que formam laços com as demais pessoas e esquecem seus planos, nascendo - inesperadamente - uma nova comunidade.

O filme de Juan Carlos Tabío nos apresenta uma história simples e com uma grande cota de humor, que reflete em suas entrelinhas uma série de temas sociais e políticos bastante profundos. Ao longo de seus 107 minutos de duração, a antiga estação se transforma em uma ruína felizmente habitada. Um lugar de passagem é, agora, o "lugar no mundo" de seus protagonistas.

O que aconteceria se os "não-lugares" das nossas cidades ganhassem mais vida?

Os interiores da velha estação, onde transcorre todo o filme, são descuidados, no meio do nada; um lugar onde nada quer permanecer pro mais de algumas horas. Está desenhado e construído para ser passageiro. É um edifício de corredores perimetrais e um grande pátio interior aberto, no qual incluso cai a chuva, quando o tempo piora.

E é justamente este edifício o qual termina se tornando familiar e acolhedor. Talvez é esta mesma "incomodidade espacial" a qual motiva seus protagonistas a melhorá-lo, a torná-lo habitável, limpar seus ambientes, pintar suas paredes, plantar uma horta. Eles se apropriam do espaço e o remodelam a seu gosto.

F

"Lista de Espera" nos faz questionar se a arquitetura que criamos vai de encontro com a felicidade das pessoas... com o encontro e com a colaboração para tornar a vida mais fácil. Talvez se os não-lugares tivessem muito mais de lugares, o mundo seria diferente.

Pois ao menos neste filme, seus habitantes temporários foram felizes num terminal de ônibus, mesmo que por um momento.

D

FICHA TÉCNICA

Direção: Juan Carlos Tabío
País: Cuba
Ano: 2000
Duração: 107 min.
Cinematografia: Hans Burmann
Edição: Carmen Farías
Direcão de Arte: Onelio Larralde
Produção: Belén Bernuy, Onelio Larralde
Screenplay: Arturo Arango
Música: José María Vitier

SINOPSE

Um grupo de pessoas desesperadas esperam a chegada de um ônibus para seguir sua viagem. O problema é que este nunca aparece e os viajantes ficam presos na estação. Enquanto isso, um deles, Emílio, utiliza seu tempo livre para conquistar Jacqueline. O resto do grupo - ao perceber que a espera seria longa - decidem transformar a velha estação num lugar melhor... para esperar.

> Veja o filme completo, na continuação.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=86N-QY4c69s

Fonte:Tomás, José. "Cinema e Arquitetura: "Lista de Espera"" [Cine y Arquitectura: "Lista de Espera"] 08 Aug 2014. ArchDaily. (Victor Delaqua Trans.) Accessed 8 Ago 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/625261/cinema-e-arquitetura-lista-de-espera

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan