Novos rumos para a mobilidade urbana

Claudio Bernardes - Folha de S. Paulo

 Mobilidade urbana

O rápido crescimento mundial das populações urbanas traz consigo novos elementos e parâmetros a serem introduzidos na intrincada equação do desenvolvimento equilibrado das cidades. Questões complexas como segurança pública, saúde, habitação e drenagem urbana devem estar no radar dos planejadores e administradores municipais, mas a mobilidade urbana é claramente uma prioridade nos grandes centros. Portanto, a integração entre transporte público e desenvolvimento é imprescindível para estabilizar o crescimento, a fim de aliar ao adensamento positivo e harmonizado os benefícios sociais, ambientais e econômicos, na exata medida das necessidades da cidade.

Para a economia urbana, os custos do transporte coletivo em modelos de desenvolvimento compactos, no entorno de eixos de corredores de ônibus, linhas de metrô, monotrilhos, por exemplo, são menores do que os relativos ao transporte individual. Um modelo que permitisse ao município, Estado e à iniciativa privada firmar parcerias para o desenvolvimento conjunto de empreendimentos comercias e residenciais, paralelamente à implantação do transporte público, poderia evitar as distorções que existem hoje. Lamentavelmente, questões correlatas à mobilidade urbana acabam sendo resolvidas depois que os problemas estão criados. A integração planejada do transporte com o tecido urbano torna a cidade mais viva, melhora as opções de acessibilidade e torna o ambiente urbano mais agradável.

Criar estações de transporte que são mais do que simples estações. Concentrar e conectar escritórios, comércio, hotéis e lazer no entorno de linhas de transporte público de alta capacidade ajudam a atingir a escala adequada de desenvolvimento para essas atividades. E também contribuem para aperfeiçoar o desempenho desses meios de locomoção, a partir da popularização do uso do transporte público para o cumprimento das atividades diárias. Está claro que transporte e planejamento urbano estão intimamente ligados e são mutuamente influenciados. A sua integração proativa aumenta a qualidade de vida nas áreas urbanas, contribui com a sustentabilidade e ajuda a mudar o comportamento dos cidadãos em relação à mobilidade na cidade.

Além disso, modelos inovadores de gerenciamento de sistemas de transporte público, capazes de interconectar transporte sobre trilhos e sobre pneus por "software" e informar ao usuário, pela internet, a melhor alternativa para se chegar ao destino, como hoje existe para o transporte por automóvel, será, sem dúvida, um grande aliado à mobilidade urbana em um futuro próximo.

Embora seja difícil promover mudanças estruturais em uma cidade, cujo crescimento "físico" se deu de maneira inadequada, seria importante, mesmo que em uma transição paulatina, porém bem planejada, estruturar a cidade para que se possam desenvolver modelos alternativos de transporte. Isso inclui melhorar as calçadas, para que caminhadas mais longas sejam possíveis, seguras e confortáveis, bem como ciclovias adaptadas adequadamente ao sistema viário.

Não se pode esquecer que o transporte na cidade não é somente de pessoas, mas também de cargas, e a mobilidade está associada a esses dois parâmetros.

Manter circulando nas vias urbanas somente o transporte de cargas necessário para o dia a dia das cidades, e aprimorá-lo, é condição essencial para que ele não seja mais um problema dentro da matriz de mobilidade urbana. Estruturar o uso de informações em tempo real para administrar a movimentação de mercadorias "on demand" pode ser de grande valia na redução desse problema.

Está claro que o futuro da mobilidade urbana vincula-se a sistemas multimodais interconectados de forma inteligente, adaptados adequadamente à estrutura física do tecido urbano e associados ao modelo de uso e ocupação do solo. Isso, sem dúvida, definirá a intensidade, frequência e qualidade dos deslocamentos da cidade.

 

Fonte:

http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/novos-rumos-para-a-mobilidade-urbana-324029-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan