Manual Prático de Administração de Projetos, Propostas e Concorrências é o novo lançamento da Editora PINI

Publicação reúne informações sobre como fiscalizar contratos com incorporadoras e construtoras

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

Reprodução

A Editora PINI acaba de lançar o livro Manual Prático de Administração de Projetos, Propostas e Concorrências - Como Fiscalizar Contratos com Incorporadoras e Construtoras, do engenheiro mecânico José Manuel Lourenço de Almeida Bento, que reúne planilhas, desenhos, contratos e informações sobre projetos para orientar profissionais da área na elaboração e entendimento de contratos.

A publicação de 126 páginas apresenta os principais critérios para contratação de empresas construtoras, projetistas, integradoras e fiscalizadoras; exemplos de contratos de serviços de instalação; e conceitos básicos para emissão de documentos, apresentações de propostas e carimbos.

Confira entrevista com o autor do livro, José Manuel Lourenço de Almeida Bento:

Quais as principais dificuldades na elaboração e entendimentos de contratos atualmente?
As maiores se resumem a chegar a um texto que seja técnica e comercialmente eficiente. Entende-se por eficiente: definição clara e inequívoca do escopo técnico de fornecimento de materiais, equipamentos e serviços; e definição das cláusulas financeiras sem brechas ou textos dúbios que permitam eventuais solicitações de adicionais de custos inexistentes.

Quais as consequências de um contrato ineficiente?
As consequências de um contrato ineficiente levam a uma interpretação inadequada dos escopos, permitindo utilização de materiais de segunda linha e fabricantes que não são os de melhor custo beneficio. As falhas financeiras podem gerar custos não previstos, abrindo flanco para manipulação, acordos entre empresas e eventual corrupção, além de prazos superiores aos combinados inicialmente.

Por que a fiscalização das obras é essencial após a contratação?
A fiscalização das obras é essencial para se ter plena certeza que o escopo técnico solicitado foi executado corretamente, utilizando equipamentos e materiais de primeira linha e de fabricantes tradicionais. A fiscalização da execução garantirá que se aplique mão de obra experiente e se cumpram os prazos para que se tenha uma obra dentro dos paramentos financeiros e técnicos projetados. Importante a escolha dos fiscais (das empresas fiscalizadoras) para se ter sempre profissionais experientes e idôneos, em cada atividade, mesmo que inicialmente possa parecer custo extra. Uma obra bem executada é fundamental para a satisfação do cliente ou contratante.

Para acessar o Manual Prático de Administração de Projetos, Propostas e Concorrências, clique aqui.

Fonte: http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/gestao/manual-pratico-de-administracao-de-projetos-propostas-e-concorrencias-e-332721-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan