Paulo Mendes da Rocha, um desafiador

O arquiteto é considerado um paradigma da Escola Paulista de Arquitetura

O arquiteto modernista Paulo Mendes da Rocha nasceu em São Paulo, em 25 de outubro de 1928. Na capital paulistana, começou a sua carreira na década de 50. Formou-se em Arquitetura no ano de 1954 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e, no ano seguinte, abriu o próprio escritório.

A arquitetura de Paulo Mendes da Rocha costuma ser apontada como um exemplo paradigmático do pensamento estético que caracteriza aquilo que é chamado de Escola Paulista da arquitetura brasileira, uma linha de projeto que foi encabeçada pela figura de João Batista Vilanova Artigas e bastante difundida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, escola na qual Mendes da Rocha viria a ser professor.

Um dos mais desafiadores arquitetos do século 20, Mendes da Rocha tem direcionado seu trabalho para o setor público, criando e dando forma a obras imponentes em uma mistura de concreto e aço. Um de seus projetos mais audaciosos e elegantes foi o pavilhão do Brasil na Expo 70, em Osaka no Japão, onde ele inseriu um prédio em um único ponto de equilíbrio no terreno. No Brasil, suas obras de maior destaque são o Museu de Arte Contemporânea na Universidade de São Paulo (1975), o showroom da loja de móveis Forma na capital paulista (1987) e a Praça do Patriarca (SP).

Paulo Mendes da Rocha também se aventurou pela área de design de móveis. Um dos projetos mais conhecidos é a cadeira Paulistano, concebida em 1957, e que até hoje é referência no ramo de mobiliários. A mesma foi criada para decorar os cômodos do Clube Atlético do São Paulo. Seu conceito é bem simples, mas extremamente elegante e confortável: uma barra de ferro única, soldada, com o assento e encosto em couro.

Ideias, conceitos e projetos como esses levaram o arquiteto Paulo Mendes da Rocha a receber o Prêmio Pritzker – o Nobel da Arquitetura – em 2006. O júri, na época, defendeu sua indicação como “um arquiteto com conhecimento extremo da poética dos espaços e profundo engajamento social”.

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=34761

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan