Paris lança o primeiro sistema de bicicletas públicas para crianças do mundo

Fonte: P'tit Vélib'    Fonte: P'tit Vélib'

Há algum tempo, o projetista e ativista da bicicleta como meio de transporte, Chris Bruntlett, elaborou uma lista com 12 ideias muito fáceis de implementar que ajudariam as cidades a se tornarem lugares mais adequados para as crianças. Entre as ideias se considera, por exemplo, que as crianças contem com espaços mais seguros para andar de bicicleta, relacionando-se com esse meio de transporte desde a infância.

Tomando essa proposta como referência, a iniciativa que acaba de ser lançada em Paris avança ainda mais nessa direção. O sistema de bicicletas públicas da cidade, o Vélib’, reconhecido como um dos melhores e o terceiro maior do mundo, lançou recentemente o P’tit Vélib’, o primeiro sistema de bicicletas públicas para crianças do mundo.

Veja a seguir como funciona esse novo sistema.

A inclusão da bicicleta desde a infância

1413492408_ptit_velib_bicicletas_publicas_para_ni__os_paris_2  Fonte: P'tit Vélib'

Há sete anos Paris estreou o Vélib’, seu primeiro sistemas de bicicletas públicas. Desde então o sistema tem sido muito bem avaliado, contando com uma bicicleta para cada 97 habitantes e 38,4 viagens diárias a cada 1000 habitantes, motivo que lhe rendeu um posto entre os sete melhores sistemas do mundo.

Frente a isto, as autoridades francesas quiseram incentivar ainda mais o uso da bicicleta como meio de transporte. Assim, no início deste ano, o governo anunciou que pagaria aos cidadãos para que usassem a bicicleta em seus deslocamentos pendulares - um plano pensado especificamente para os adultos.

Seguindo a estratégia de incentivo ao uso das bicicletas e com o objetivo de incluir as crianças, foi lançado o P’tit Vélib’, sistema que incentivará as crianças a adotarem a bicicleta desde o início de suas vidas, criando o hábito de a utilizarem em seus trajetos diários. De acordo com a prefeitura de Paris, esta é a primeira iniciativa deste tipo no mundo.

P’tit Velib’

1413491512_ptit_velib_estaciones_de_bicicetas_para_ni__os_paris    Estações do P'tit Vélib'. Fonte: P'tit Vélib'

As 300 bicicletas para crianças estão disponíveis em estações que até pouco tempo só contavam com as Vélib’ e que se localizam próximas a Bois de Boulogne, Bois de Vincennes e das Zonas 30, locais mais tranquilos para começar a se familiarizar com este meio de transporte.

Atualmente as P’tit Vélib’ se encontram em cinco lugares da cidade, mas espera-se incluir mais delas durante o verão de 2015, após a avaliação dos primeiros meses de funcionamento.

Os modelos das bicicletas são adequados a crianças de 2 a 8 anos de idade, e no momento de alugá-las - o que pode ser feito por um adulto - são liberadas juntamente com um capacete, o que não ocorre com a versão para adultos. Outra diferença é que as bicicletas devem ser devolvidas na mesma estação onde foram alugadas.

1413492155_ptit_velib_bicicletas_para_ni__os_paris    Modelos das bicicletas P'tit Vélib'. Fonte: P'tit Vélib'

O custo do aluguel de uma bicicleta para crianças é de aproximadamente US$20 por dia, ainda bastante longe dos US$39 anuais das bicicletas para adultos. Entretanto, há opções mais econômicas da P’tit Vélib’ para períodos menores de tempo.

Apesar do custo de alugar uma bicicleta para crianças ser alto, o exemplo de Paris é inspirador para as cidades que já possuem seus próprios sistemas de bicicleta e para aquelas que ainda estão desenvolvendo suas estratégias.

Via Plataforma Urbana. Tradução Arthur Stofella, ArchDaily Brasil.

Fonte: P'tit Vélib'
Fonte: P'tit Vélib'
Fonte: P'tit Vélib'
Fonte: P'tit Vélib'
Estações do P'tit Vélib'. Fonte: P'tit Vélib'
Estações do P'tit Vélib'. Fonte: P'tit Vélib'
Modelos das bicicletas P'tit Vélib'. Fonte: P'tit Vélib'
Modelos das bicicletas P'tit Vélib'. Fonte: P'tit Vélib'

 

Fonte:Constanza Martínez Gaete. "Paris lança o primeiro sistema de bicicletas públicas para crianças do mundo" 02 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 2 Nov 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/756403/paris-lanca-o-primeiro-sistema-de-bicicletas-publicas-para-criancas-do-mundo?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=6ec53b5b20-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-6ec53b5b20-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan