Projeto arquitetônico paulista vence concurso para prédio anexo da Câmara de POA

Foi divulgado no inicio da noite desta quinta-feira (13/11) o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a escolha do melhor projeto arquitetônico à construção do prédio anexo ao Palácio Aloísio Filho da Câmara Municipal de Porto Alegre. Dos 52 trabalhos apresentados vindos de quase todo o Brasil, cinco foram os finalistas O primeiro lugar coube ao arquiteto paulista Daniel Corsi da Silva, que ficará responsável pela execução final do projeto. Confira os cinco projetos finalistas do primeiro ao quinto lugar. Todos os trabalhos inscritos já estão expostos e podem ser conferidos no T Cultural Tereza Franco, localizado no segundo andar da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico).

O presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS), Thiago Holzmann da Silva, que coordenou o processo, disse que o concurso público ainda é uma novidade de escolha de projetos. “Ele privilegia a qualidade da proposta para um caso especifico”, disse Thiago. Revelou que, em todo o Brasil, 70 escritórios se inscreveram para o concurso. Holzmann elogiou a realização do processo por meio de concurso público, revelando que esta é uma antiga aspiração do Instituto, porque valoriza e qualifica o processo por apresentar maior transparência e segurança.

Presidente do IAB-RS, Thiago Holzmann, elogiou iniciativa da Câmara

O presidente da Casa, vereador Professor Garcia (PMDB), revelou que o valor total para a elaboração do projeto é de R$ 341,8 mil, sendo R$ 70 mil a título de prêmio para o primeiro colocado, que terá seu projeto executado. Lembrou ainda que a escolha de um projeto por meio de concurso é uma forma democrática, “ao contrário de outras modalidades de licitação, o concurso público permite que a escolha seja pela qualidade da proposta e não pelo menor preço", afirmou.

Professor Garcia destacou forma democrática da seleção por concurso

O projeto


O trabalho resulta das atividades da comissão permanente de obras da Câmara Municipal, que, em 2014, é presidida pelo diretor-geral, Albano Assis. O projeto contou com a consultoria do arquiteto Claudio Araújo, autor do projeto arquitetônico do Palácio Aloísio Filho. A previsão é de que o projeto vencedor seja contratado ainda neste ano. A reforma ainda possibilitará a melhor ocupação do prédio principal, com a ampliação dos gabinetes dos vereadores, melhor atendimento ao público e maior produtividade, com novos recursos tecnológicos que, devido à superlotação, não é possível disponibilizar. O anexo vai abrigar as diretorias administrativa, de patrimônio e financeira, bem como o edifício-garagem.

Textos: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)

           Mariana Kruse (reg. prof. 12088)

Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Ouça: Arquiteto paulista vence concurso para prédio anexo da Câmara

Fonte: http://www.camarapoa.rs.gov.br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan