Argila expandida: para que serve e como usar

A argila expandida é um material de formato arredondado que se destaca pela leveza. Na construção civil, é uma excelente opção para formação de concreto leve — misturando o elemento com sistema de concreto monolítico. Nesse sentido, serve para fechamentos e fundações de edifícios, recuperação estrutural e até projetos de pontes.

A rigidez da casca da argila expandida é outra vantagem, pois proporciona alta resistência ao local aplicado. Devido à sua inércia química e alta durabilidade, também pode ser exposta a ambientes extremamente agressivos, como plataformas marítimas.

para-que-serve-argila-expandida

© Meister Photos – via Shutterstock

COMO ELA É FEITA

Através do aquecimento artificial de certas argilas, em fornos rotativos que atinjam temperatura de 1.200°C. Por meio desse processo, a argila retém gases e se expande.

Mais vantagens

– Incombustível, aumenta a resistência contra incêndios
– Proporciona isolamento térmico e acústico
– Alivia a sobrecarga sobre estruturas
– Fácil e rápida de aplicar, economiza custos na obra
– Apresenta estabilidade dimensional, reduzindo deformações

Por apresentar elevada permeabilidade, a argila expandida também é bastante utilizada na forração de plantas em projetos de jardinagem e paisagismo. A residência Movimento Terras – Casa 1, do arquiteto Sergio Conde Caldas, por exemplo, utilizou argila expandida na instalação do teto verde.

Acesse a Galeria da Arquitetura e conheça mais projetos.

Fonte: http://blogaecweb.com.br/blog/argila-expandida-para-que-serve-e-como-usar/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan