Projeto Acervos trata documentação do Arquivo Bienal

A todo vapor e com equipe ampliada, projeto realiza tratamento integrado do Arquivo Histórico Wanda Svevo e prevê criação de instrumento de pesquisa de inventário.


Em andamento e a todo vapor desde maio deste ano, o Projeto Acervos propõe um tratamento integrado da documentação do Arquivo Histórico Wanda Svevo - o Arquivo Bienal.
Entre junho de 2014 e fevereiro de 2015 a Bienal realizou, em parceria com a Grifo - Projetos Históricos e Editoriais, um diagnóstico da documentação textual do Arquivo, produzindo uma cronologia detalhada dos eventos, lista de identificação sumária da documentação e um plano de classificação preliminar. Dando continuidade a este trabalho, está prevista a criação de um instrumento de pesquisa de inventário, aperfeiçoando o plano de classificação, o que facilitará o acesso e o atendimento à pesquisa.



No início de 2015, a Bienal adequou o espaço físico para a incorporação de nova equipe no Arquivo - resultado de um processo seletivo que recebeu mais de 2 mil inscrições. Foram selecionados 27 profissionais, entre documentalistas, arquivistas, bibliotecários, pesquisadores e estagiários. Desde maio, a equipe vem trabalhando na ordenação do acervo, separando material não identificado e reunindo os diferentes formatos e suportes que serão trabalhados pelas equipes de documentação textual, iconográfica, audiovisual, banco de dados, biblioteca, clipping e dossiês de artistas.



A equipe de documentação textual iniciou a aplicação do Plano de Classificação, assim como a de documentação iconográfica partiu da ordenação das ampliações fotográficas. Os pesquisadores realizam a revisão do banco de dados e o núcleo de gestão documental já começou as entrevistas com as equipes da Fundação. A Biblioteca vem sendo organizada com a ajuda dos estagiários, que estão realocando catálogos, livros e fôlderes e separando o material para catalogação.
Como parte do plano de estágios, teve início, em junho, o Grupo de Estudos das Bienais visando introduzir e aprofundar o conhecimento histórico da Bienal de São Paulo. A ideia é que, a cada semana, uma edição da Bienal seja estudada e, a partir do conhecimento gerado, seja criado um documento de estudos aprofundados sobre as exposições.


imagens: ©Arquivo Histórico Wanda Svevo / Fundação Bienal de São Paulo

Fonte: http://bienal.org.br/post.php?i=2222

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan