Curvas, vãos livres e pitadas de obra de arte

Com formas ousadas e o modo como dava vida às suas obras, Oscar Niemeyer faz parte da alma da arquitetura brasileira, seja em vida ou não. Transformar as paisagens de cidades no Brasil e no mundo fez seu nome ser um dos mais famosos; e seus projetos, os mais audaciosos.
Oscar Niemeyer
Carioca nascido no dia 15 de dezembro de 1907, o arquiteto ficou conhecido pela projeção dos edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960. Também é reconhecido por causa de sua participação no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos.
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho inovou e radicalizou os conceitos modernistas, com seus grandes vãos livres sustentados pela robustez do concreto. Ele conseguiu a proeza de suavizar o material apostando no traçado curvo, que para ele era uma solução natural em espaços grandes.
“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”
Niemeyer, Oscar, 2000, As Curvas do Tempo: as memórias de Oscar Niemeyer (London: Phaidon), pp. 62 and 169-70
Ao longo dos anos de 1940 e 1950, Niemeyer se tornou um dos arquitetos mais famosos do Brasil, projetando uma série de projetos, no país e no exterior. Só que em 1964 sua preferência pelo sistema comunista lhe custou caro, rendendo-lhe o exílio em Paris, após o golpe militar desse. Na nova cidade, ele começou uma nova fase em sua vida e suas obras. Ao retornar ao Brasil em 1985 o arquiteto recebeu o Prêmio Pritzker de arquitetura, em 1988.
Foi elogiado e criticado por ser um “escultor de monumentos”, mas sedimentou-se como um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Obras como o edifício Copan (São Paulo), Conjunto Juscelino Kubitschek (Minas Gerias), Edifício Manchete (Rio de Janeiro) e Museu Oscar Niemeyer (Paraná) também fazem parte do rico e imensurável arquivo de projetos realizados do arquiteto.
Copan
Copan

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan