Projetos selecionados para Mostra de Urbanismo Colaborativo



A construção das cidades como iniciativa dos próprios cidadãos é, cada vez mais, uma realidade em diversos centros urbanos. Se por um lado esse cenário revela o distanciamento entre o planejamento urbano tradicional, governo local e reais necessidades da população, ele também representa  o empoderamento cidadão na transformação social e urbana.
Modos alternativos, inclusivos e espontâneos de construirmos nossas cidades surgem quando os próprios habitantes protagonizam as ações de adaptação do entorno urbano as suas necessidades. Neste contexto, o aumento do acesso à informação facilita a aproximação e auto-organização dos indivíduos, que juntos são capazes de resolver diversos desafios urbanos. Com distintas causas e escalas, as práticas urbanas colaborativas nos trazem a oportunidade de refletir sobre uma sociedade verdadeiramente participativa, de recuperar identidades coletivas e observar um urbanismo mais humano e democrático.
Atento à todo esse movimento e visando reconhecer essas práticas no território brasileiro, foram selecionadas 15 iniciativas para compor a Mostra de Projetos do I Encontro de Urbanismo Colaborativo, a ser realizada em novembro de 2016. A chamada foi aberta a equipes compostas por moradores, associações, coletivos, estudantes, professores, ONGs, dentre outros, e busca destacar os projetos em duas categorias:  
I – Ação Urbana Colaborativa: intervenções físicas que tenham sido desenvolvidas com direto envolvimento de atores locais.
II – Conscientização e Formação Cidadã: programas que investem na capacitação da população para a promoção do desenvolvimento social.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan