Estudantes da UFRJ projetam abrigo de emergência para vítimas de desastres naturais

Com trabalho eficiente e solidário, equipe ganhou concurso do Projetar.org

Luísa Cortés, do Portal PINIweb

O grupo de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é o vencedor do Concurso 018 – Abrigo de Emergência da Projetar.org. Desafiados a projetar um abrigo temporário para vítimas de emergências como desastres naturais, Vitor Alcânatara, William dos Santos e Kathelyn Souza desenvolveram um local eficiente de acordo com as diretrizes determinadas pela competição.
O projeto dos alunos considerou dificuldades como o tempo de demora do governo em prover a realocação das vítimas e o clima do local em que o projeto será implementado (no caso, a Região Sudeste do Brasil).
Para isso, foram considerados materiais leves (o que facilita o transporte), resistentes estruturalmente, duráveis, sustentáveis e eficientes do ponto de vista acústico e térmico. O design desenvolvido inclui ventilação cruzada e colchão de ar na cobertura, contribuindo para o conforto térmico dos residentes.
A privacidade do ambiente também é garantida, devido à distribuição espacial interna e às aberturas independentes. Já a facilidade do transporte, está relacionada a um sistema de articulação que permite que todo o volume seja dobrado e compactado.

A lona usada como proteção para a cobertura, pode adquirir diferentes formas de combinação, rompendo com a monotonia visual do espaço. A flexibilidade do módulo garante que diversos equipamentos sejam combinados, auxiliando o atendimento às vítimas de forma digna e humana.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan