Nova sede CAU/BR+IAB/DF: equipe paulista vence concurso de Arquitetura

Vencedores serão contratados para realizar projeto executivo e complementares da obra

nova-sede
Perspectiva do projeto vencedor do concurso para a nova sede do CAU/BR+IAB/DF

A equipe liderada pela arquiteta e urbanista Taís Cristina da Silva foi a grande vencedora do Concurso Público de Arquitetura da Nova Sede do CAU/BR e do IAB/DF, em Brasília. Segundo a comissão julgadora, o projeto de estudo preliminar destacou-se pela sua “imagem forte e austera”, com uma grande praça lateral de transição e convívio, e pela clareza na espacialização do programa. A equipe vencedora receberá um prêmio de R$ 70.000 a título de premiação e remuneração pelos estudos preliminares e um contrato no valor de R$ 1,4 milhão para realizar o projeto executivo e complementares da obra. 

Taís, 36 anos,  é sócia do escritório São Paulo Arquitetos, junto com o arquiteto e urbanista Paulo Roberto Barbosa, de 38 anos. Ela formou-se Universidade Mackenzie, em 2004, e ele pela Universidade Santa Cecília (Santos) em 2005. O escritório vai fazer quatro anos de existência, mas ambos já tem uma grande experiência em concursos, acumulada desde a época em que atuaram no escritório Biselli+Katchborian Arquitetos. Nesse período,  a arquiteta  participou das equipes que venceram os concursos do  Centro Judiciário de Curitiba,  do Aeroporto de Florianópolis e do Teatro de Natal. Já em seu escritório,  ficou com o 3º lugar no concurso para a Casa da Sustentabilidade de Campinas e, junto com Paulo Roberto, recebeu menção honrosa no concurso para a Estação Almirante Ferraz na Antártida. Para o concurso da nova sede do CAU/BR e do IAB/DF, eles se associaram ao escritório Coa Arquitetos, de Cássio Oba, também de São Paulo, 33 anos de idade, e igualmente participante de diversos concursos. Seus sócios são Gabriel Cesar, de 34 anos, e Eugenio Conti, de 33 anos. Todos formados pelo Mackenzie. 

O concurso recebeu 328 inscrições. Dos inscritos, 218 enviaram o estudo preliminar no prazo. “Nunca vi um concurso com tantas colaborações como este. Quero agradecer a todos os concorrentes por terem se disposto a oferecer essa contribuição para a primeira sede do CAU/BR e nova sede do IAB/DF. É importante sublinhar essa contribuição que cada colega dá ao debate sobre Arquitetura”, afirmou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro. Para o presidente do IAB/DF, Matheus Seco, trata-se de um momento histórico. “Esse edital foi muito bem-sucedido.  É uma evolução na garantia da contratação do projeto completo, permitindo manter o projetista do início ao fim do processo”, disse. “Esse concurso, além de ter o simbolismo da sede e da união CAU e IAB, também é um exemplo em questão de concurso público de projetos”, completou.

foto-mesa
Aleixo Furtado falou em nome da comissão julgadora no evento de anúncio do resultado do concurso, na última terça-feira (14/11), em Brasília (DF)

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan